Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30685
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuicoesLetramentoDigital.pdf195,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Isabel Cristina Michelan dept_BR
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diaspt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:40Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:40Z-
dc.date.issued2017-05pt_BR
dc.identifier.citationAZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 29, n. 2, p. 163-173, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000200004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30685-
dc.description.abstractO presente artigo discute a importância dos letramentos digital e informacional na contemporaneidade, por serem considerados processos essenciais na sociedade da aprendizagem. Em tempos líquidos, nos quais se observa o enfraquecimento dos vínculos humanos, é necessário promover a ampla formação dos sujeitos para que possam construir posicionamentos críticos, conscientes e direcionados ao bem comum. Foram analisadas práticas sociais e culturais que constituem as identidades dos indivíduos, além de algumas estratégias de ação que possibilitam aprendizagens mais significativas, com base em estudos das ciências cognitivas e das neurociências. Pesquisas mostram que os meios provocam comportamentos específicos que impactam as aprendizagens, por isso é fundamental identificar as forças que permitem aos sujeitos ir além da aquisição dos conhecimentos, tendo em vista o uso de diferentes capacidades diante dos desafios cotidianos individuais e sociais, bem como o desenvolvimento da solidariedade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeContributions of digital and information literacies in contemporary society-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.rights.licenseTransinformação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000200004pt_BR
dc.description.abstract1The aim of the present article is to discuss the importance of digital and information literacies in contemporaneity as they are considered essential processes in the learning society. In ‘liquid times’ when one observes the weakening of human bonds, it is imperative to promote the broadening of human education so that one can build critical, conscious, and direct positions toward the common good. Social and cultural practices that constitute the identities of individuals and some action strategies that enable more meaningful learning were analyzed based on studies in cognitive science and neuroscience. Research shows that the media cause specific behaviors that impact learning and, for this reason, it is essential to identify the forces that allow subjects to go beyond the acquisition of knowledge, considering how different capacities are used to deal with the individual and social day to day challenges, as well as social development and solidarity.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.