Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30709
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessosCriacaoAtencao.pdf179,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBiato, Emília Carvalho Leitãopt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Silas Borgespt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:46Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:46Z-
dc.date.issued2017-09pt_BR
dc.identifier.citationBIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30709-
dc.description.abstractO estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherIMS-UERJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”pt_BR
dc.title.alternativeCreation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordMétodopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.rights.licensePhysis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013pt_BR
dc.description.abstract1The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.