Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30721
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_VulnerabilidadeHumanaContexto.pdf226,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_HumanVulnerabilityMotorcycle.pdf220,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorgozinho, Marcelo Moreirapt_BR
dc.contributor.authorMontagner, Miguel Ângelopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:48Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:48Z-
dc.date.issued2017-06pt_BR
dc.identifier.citationCORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713. ________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationCORGOZINHO, Marcelo Moreira; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Human vulnerability in motorcycle traffic. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 545-555, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30721-
dc.description.abstractO aspecto fundamental da vulnerabilidade enquanto princípio ético da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é o de formular uma obrigação de ação moral diante das situações que fragilizam determinados grupos da sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva promover uma reflexão, a partir do princípio do respeito pela vulnerabilidade humana, utilizando como público-alvo motociclistas e sua experiência com o uso da moto. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, utilizando metodologia quantiqualitativa para análise das entrevistas dos participantes. A partir da experiência dos motociclistas com a utilização da motocicleta foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da necessidade de respeito pela vulnerabilidade humana, a saber: potencialização da vulnerabilidade intrínseca ao ser humano; vulnerabilidade social; e responsabilidade social do Estado diante da utilização da motocicleta. Ao considerar o respeito pela vulnerabilidade humana e a utilização da motocicleta, torna-se necessário correlacionar aspectos que envolvam a responsabilidade social com situações de suscetibilidade humana ao agravo. Assim, torna-se fundamental a implementação de políticas de intervenção que abarquem as dimensões econômica, cultural e política, por meio da intersetorialidade, para que se consiga alcançar efetivamente todos os atores envolvidos na dinâmica da segurança do trânsito motociclístico: Estado, autoridades de fiscalização, fabricantes de veículos, condutores, pedestres e ciclistas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFaculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclísticopt_BR
dc.title.alternativeHuman vulnerability in motorcycle traffic-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordMotocicletaspt_BR
dc.subject.keywordTrânsitopt_BR
dc.rights.licenseSaúde e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000200545&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017167713pt_BR
dc.description.abstract1The essential aspect of vulnerability as an ethic principle of the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights is to formulate a moral action obligation facing the situations that endanger certain society groups. In this sense, this study aims to promote a reflection, starting from the principle of respect for human vulnerability, using as target audience the motorcyclists and their experience using the motorcycle. It is a study with qualitative approach, using quali-quantitative methodology for the analysis of participants’ interviews. From the motorcyclists’ experience with the use of motorcycle it was possible to present some notes that meet the need for respect for human vulnerability and the use of motorcycle, namely: maximization of human intrinsic vulnerability; social vulnerability; and State’s social responsibility in the face of the use of motorcycle. By considering the respect for human vulnerability and the use of motorcycle, it is necessary to correlate aspects that involve social responsibility with situations of human susceptibility to harm. Therefore, it is essential the implementation of intervention policies that embrace economic, cultural and political dimensions, through intersectionality, in order to effectively reach all actors involved in the dynamics of motorcycle traffic safety: State, policing authorities, vehicle manufacturers, drivers, pedestrian, and cyclists.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.