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ARTIGO_EmissoesCO2Transporte.pdf800,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorCaldas, Lucas Rossept_BR
dc.contributor.authorSposto, Rosa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:30Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:30Z-
dc.date.issued2017-12pt_BR
dc.identifier.citationCALDAS, Lucas Rosse; SPOSTO, Rosa Maria. Emissões de CO2 referentes ao transporte de materiais de construção no Brasil: estudo comparativo entre blocos estruturais cerâmicos e de concreto. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 91-108, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400091&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400187.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30850-
dc.description.abstractA avaliação do ciclo de vida de emissões de CO2 (ACVCO2) de um produto envolve a quantificação das emissões de CO2 nas etapas de pré-uso, uso e pós-uso. A etapa de pré-uso envolve as fases de indústria, execução e transporte. O presente trabalho teve como objetivo o estudo das emissões de CO2 de blocos estruturais cerâmicos e de concreto, a partir do levantamento das emissões na indústria e no transporte, com avaliação do impacto da fase de transporte desses materiais em 26 capitais brasileiras. Para isso foram pesquisadas as empresas fabricantes classificadas nos programas setoriais de qualidade. As distâncias de transporte das fábricas até as capitais foram levantadas via Google Maps. Os resultados mostraram que as capitais localizadas na Região Norte e Sudeste foram as que apresentaram maiores e menores valores, respectivamente, de emissões relacionadas ao transporte para ambos os tipos de componentes. A participação da fase de transporte, relacionada às emissões totais, foi maior para os blocos de concreto, para a maioria das capitais. Ao final do trabalho, como forma de minimizar a subjetividade da consideração da fase de transportes nos estudos de ACVCO2, foram propostos uma matriz e um fluxograma para a gestão da avaliação da fase de transporte nesses tipos de estudos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEmissões de CO2 referentes ao transporte de materiais de construção no Brasil : estudo comparativo entre blocos estruturais cerâmicos e de concretopt_BR
dc.title.alternativeCO2 emissions related to building materials transportation in Brazil : comparative study on structural ceramic and concrete bricks-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEmissão de CO2pt_BR
dc.subject.keywordTransportespt_BR
dc.subject.keywordAlvenariapt_BR
dc.subject.keywordConstrução civil - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseAmbiente Construído - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000400091&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000400187pt_BR
dc.description.abstract1The CO2 Emission Life Cycle Assessment (CO2LCA) of a product involves quantifying CO2 emissions in the pre-use, use and end-of-life stages. The pre-use stage involves industry, execution and transportation stages. The aim of this paper is to study CO2 emissions of ceramic and concrete bricks, based on data collection of emissions in the industry and transportation stages, evaluating the impact of the transportation stage of these materials in 26 Brazilian capitals. Therefore, research was carried out in manufacturing companies classified in the "Brazilian Sectoral Quality Program". The transportation distances from the industries to the capitals were analysed using Google Maps. The results have shown that the capitals located in the North and Southeast regions presented the highest and lowest emission values related to transportation for both types of bricks, respectively. The contribution of the transportation phase, related to total emissions, was higher for concrete bricks for most of the capitals. At the end of the paper, so as to minimise the subjectivity of considering the transportation stage in the CO2LCA studies, a matrix and flowchart were proposed to manage the transport phase in this kind of study.-
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