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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLaranjeiras, Cássio C.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jojomar L. dapt_BR
dc.contributor.authorChiappin, J.R.N.pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:31Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:31Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationLARANJEIRAS, Cássio C.; SILVA, Jojomar L. da; CHIAPPIN, J.R.N. The heuristics of representation in science: the mechanisms and mathematical principles in physics of Descartes and Fermat. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, e4602, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400702&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2018. Epub May 29, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30858-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo, que faz parte de um programa de pesquisa desenvolvido pelos autores sobre o papel da representação na ciência e no ensino de ciências, é destacar o uso de mecanismos e princípios matemáticos como heurísticas representacionais dos fenômenos físicos e utilizada, respectivamente, por Descartes e Fermat em suas investigações no campo da óptica, mais especificamente em suas análises do fenômeno da refração da luz. Com exemplos extraídos da obra dos referidos autores, buscamos explicitar compromissos e concepções distintas, mas não excludentes, acerca da dinâmica de construção e desenvolvimento de teorias científicas. Do ponto de vista heurístico, levantamos a tese da complementaridade e convergência entre ambas as representações, sob o argumento de que caberia aos mecanismos capturar o princípio material constitutivo do fenômeno, enquanto os princípios matemáticos abstratos se encarregariam da sua organização formal. Ao enfatizar aspectos relacionados à dinâmica de construção e desenvolvimento de teorias científicas, elementos heurísticos essenciais a uma compreensão da Natureza da Ciência e, portanto, relevantes ao processo de ensino e aprendizagem da Física, surgirão.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe heuristics of representation in science : the mechanisms and mathematical principles in physics of Descartes and Fermatpt_BR
dc.title.alternativeA heurística da representação na ciência : os mecanismos e os princípios matemáticos na física de Descartes e Fermat-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDescartes, René, 1596-1650pt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordHeurísticapt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400702&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0025pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this article, which is part of the research program developed by the authors on the role of representation in science and science education, is to highlight the use of mechanisms and mathematical principles as representational heuristics of physical phenomena. They have been used by Descartes and Fermat in their respective investigations in the field of optics, more specifically in their analysis of the light refraction phenomenon. With examples drawn from the works of the cited authors, we sought to reveal the distinct, but not exclusive commitments and conceptions about the dynamics involved in building and developing scientific theories. From the heuristic point of view, we raise the hypothesis of the complementarity and convergence between both representations, with the argument it's up to the mechanisms to capture the constituting material principle of the phenomenon, while the abstract mathematical principles should take care of its formal organization. By emphasizing aspects related to the dynamics of the construction and development of scientific theories, heuristic elements essential to an understanding of the Nature of Science (NOS) and therefore relevant to the Descartes, Fermat, Epistemology of physics, Heuristics, Physics Education teaching and learning process of physics will emerge.-
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