Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30902
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProtagonismoLinguagemTextos.pdf450,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Izabelpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:43Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:43Z-
dc.date.issued2017-12pt_BR
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Izabel. Protagonismo da linguagem: textos como agentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 575-598, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000400575&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub July 24, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201711399.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30902-
dc.description.abstractEste artigo propõe discutir uma concepção social de linguagem em relação ao mundo contemporâneo, conceituando o protagonismo da linguagem e dos textos. A linguagem e os textos possuem uma força agenciadora, que atua por meio de agentes sociais. Textos protagonistas apresentam quatro características: o poder de produzir significados e evocar lembranças; a portabilidade no tempo, no espaço e no contexto; a durabilidade; e os efeitos causais, chamando atenção para determinados aspectos do mundo social e construindo identidades. Discute-se a relação entre linguagem e sociedade, examinando mudanças epistemológicas nos últimos cinquenta anos. A relação entre ideologias linguísticas e mudança discursiva é um pressuposto para a análise de dois textos que abordam a ocupação de escolas no país, em um macrocontexto de uma sociedade capitalista neoliberal.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProtagonismo da linguagem : textos como agentespt_BR
dc.title.alternativeProtagonist language : texts as agents-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordTextospt_BR
dc.subject.keywordIdeologia e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordOcupaçõespt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Linguística Aplicada - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982017000400575&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201711399pt_BR
dc.description.abstract1This paper proposes to discuss a social view of language in relation to the contemporary world, introducing the notion of protagonist language and text. Language and texts have an agentive force that acts through social agents. Protagonist texts present four characteristics: power to produce meanings and activate memories; portability in time, space and context; durability; and causal effects, drawing attention to aspects of the social world and constructing identities. We discuss the relation between language and society, examining epistemological changes over the last fifty years. The relation between language ideologies and discourse change is an assumption for the analysis of two texts about school occupation in Brazil, in a macro context of a neoliberal capitalist society.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.