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Título: Compreendendo a operação denominada comparação
Outros títulos: Understanding the operation called comparison
Autor(es): Weller, Wivian
Assunto: Comparação
Educação comparada
Pesquisa
Data de publicação: Jul-2017
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Referência: WELLER, Wivian. Compreendendo a operação denominada comparação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 921-938, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000300921&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665106. __________________________________________________________________________________________________________________________________
WELLER, Wivian. Understanding the Operation Called Comparison. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 921-938, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000300921&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665106.
Resumo: Nas ciências sociais a comparação cultural foi vista por um longo período como um procedimento científico voltado para determinar as estruturas ocultas a partir das quais ocorria o desenvolvimento das sociedades. Com base em aportes de Friedrich Tenbruck e Joachim Matthes, a primeira parte do artigo oferece uma análise crítica a esse tipo de entendimento da comparação e dos métodos utilizados. Na segunda parte são apresentadas duas pesquisas internacionais, com ênfase nos procedimentos metodológicos, motivos para a realização de ambos os estudos e aprendizados adquiridos. A riqueza de um estudo comparado não está apenas na capacidade de desvelamento de situações e realidades desconhecidas, mas também daquilo que não sabíamos sobre nós mesmos.
Abstract: Cultural comparison in social sciences was seen for a long time as a scientific procedure to uncover hidden structures behind the development of societies. Based on contributions from Friedrich Tenbruck and Joachim Matthes, the first part of the article comprises a critical analysis of this understanding of comparison and comparative methods. The second part presents two international research studies with an emphasis on the methodological procedures and the reasons for the development of both studies as well as the experiences gained from these projects. The significance of a comparative study is not only in the ability to understand unknown situations and realities, but also in finding out what we did not know about ourselves.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: Educação & Realidade - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000300921&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665106
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