Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Taís | pt_BR |
dc.contributor.author | Hartmann, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Marina Marcondes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T19:15:48Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T19:15:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Between school and university: dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934 | - |
dc.description.abstract | Este texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade é central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.language.iso | en | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada | pt_BR |
dc.title.alternative | Between school and university : dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy | - |
dc.title.alternative | Entre l'école et à l'université : dinosaures et petits cahiers par un dramaturgie incarné | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro (Literatura) - técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância e juventude | - |
dc.rights.license | Revista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This six-hand written paper insists on the non-dichotomy between body and mind, action and thought, objectivity and subjectivity, in order to reach the fertile adult-child relationships within fictionality. It supports the practice of theater teaching both at the university and at school, in the key of an embodied dramaturgy: a writing mode and usage of the dramaturgical text in which corporeality is central. Presenting more questions than answering them, it searches for a dramaturgical work that narrates, dialogues, and proposes performativity and changes in the worlds-of-life of teachers in Undergraduate Theater Teachers Education as well as in the worlds-of-life of their prospective students, Brazilian children and teenagers. | - |
dc.description.abstract3 | Cet article, écrit à six mains, insiste sur la non-dichotomie entre le corps et l'esprit, l'action et la pensée, l'objectivité et la subjectivité, afin d'arriver aux fécondes relations entre l'adulte et l'enfant au sein de la fictionalité. Défend la pratique de l'enseignement du théâtre à l'université et à l'école, dans le cadre d'une dramaturgie incarnée: façon d'écriture et d'usage du texte dramaturgique dans lequel la corporéité est central. Présentant plus de questions que de réponses, on cherche un travail dramaturgique que raconte, converse, et propose performativité et changement dans les mondes de vie des étudiants du premier cycle de Théâtre, ainsi que les mondes de la vie de ses futurs étudiants, les enfants et les jeunes Brésiliens. | - |
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