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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/31014
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1999_SérgioFranklinRibeirodaSilva.pdf11,67 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorRobredo, Jaime-
dc.contributor.authorSilva, Sérgio Franklin Ribeiro da-
dc.date.accessioned2018-01-07T13:04:20Z-
dc.date.available2018-01-07T13:04:20Z-
dc.date.issued2018-01-07-
dc.date.submitted1999-12-03-
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio Franklin Ribeiro da. Inteligência competitiva na indústria petroquímica: um caso no pólo de Camaçari. 1999. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília,1999.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31014-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.pt_BR
dc.description.abstractAnalisa o nível de uso da informação em uma indústria petroquímica brasileira de segunda geração, localizada no Pólo de Camaçari, através do estudo de fontes de informações comerciais e concorrenciais sobre preços e mercados de produtos, tanto nacional como internacional. A pesquisa é orientada pêlos conceitos de inteligência competitiva (IC) e as teorias de Michael E. Porter sobre estratégias competitivas na indústria e recorre às mais recentes tendências nos estudos da Ciência da Informação, com a aplicação de técnicas informétricas para tratamento de dados em ambiente de inteligência competitiva. Traça um panorama da indústria petroquímica, seu aspecto cíclico e seu impacto na rentabilidade das indústrias, as questões de formação de preços, e os processos anti-dumping perante à informação. Estas questões permitiram verificar se o uso efetivo de informações oriundas de fontes selecionadas, com valor agregado e aderentes às prioridades estratégicas das áreas críticas aumenta a competitividade das empresas e torna positiva a relação custo-benefício com o investimento em recursos de informação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInteligência competitiva na indústria petroquímica : um caso no pólo de Camaçaript_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence in Brazilian petrochemical industry : a case study in Camaçari polept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNecessidade informacionalpt_BR
dc.subject.keywordIndústria petroquímicapt_BR
dc.subject.keywordInteligência competitivapt_BR
dc.subject.keywordInfometriapt_BR
dc.subject.keywordUso da informaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research analyses the use of information at the downstream Brazilian petrochemical industry, at Camaçari Petrochemical Complex, by studying commercial and competitive information (product price for domestic and foreign market). The research is based on the competitive intelligence (Cl) concepts and on Michael E. Porter's theories on competitive strategies at industry. It resorts to the most recent trends in Information Science studies, namely the application of informetrics techniques for handling data in a competitive intelligence environment. It races the petrochemical industry panorama, its basic elements of cyclicality and their interaction and impact on profïtability, price formation issues, and antidumping process. Through these issues it is possible to check if the effective use of information from selected and adequated sources increases the companies'competitiveness, with added value and focusing on strategic priorities of the criticai áreas, making the costbenefit ratio with information investiment a positive one. It comes to a conclusion that the entreprises under study regularly use strategic information for their decision making and is supported by a competitive intelligence system.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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