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dc.contributor.advisorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.authorEsteves, Adriana Morbeck-
dc.date.accessioned2018-01-25T10:45:01Z-
dc.date.available2018-01-25T10:45:01Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.citationESTEVES, Adriana Morbeck. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31087-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o propósito de investigar, a partir do estudo de caso, os efeitos socioambientais de um projeto de Educação Ambiental baseado na Permacultura e desenvolvido em uma escola no campo situada no Distrito Federal. O projeto foi proposto por um agente externo à escola, e incluía a construção de cinco tecnologias sociais voltadas para o manejo sustentável da água. Foram descritas as diferentes percepções sobre o legado do projeto segundo os professores e alunos envolvidos, o gestor e a Organização Não Governamental. Pesquisou-se se o projeto contribuiu para a incorporação de práticas mais sustentáveis pelos sujeitos participantes e discutiu-se algumas contradições da cultura escolar, bem como os limites e os desafios para a inserção da Educação Ambiental em uma Escola do Campo. Para proceder o estudo de caso e a análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva. A pesquisa permitiu perceber que, dentre outras contribuições do Projeto Permacultura na Escola, as mais significativas foram a transformação da visão de mundo e os avanços cognitivos dos alunos que participaram do projeto, a necessidade de repensar a gestão democrática e a necessidade de desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a especificidade das escolas do campo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePermacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordPermaculturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research has the purpose of investigating, from the case study, the socio-environmental effects of an Environmental Education project based on Permaculture and developed in rural School located in the Federal District. The project was proposed by an agent outside the school, and included the construction of five social technologies aimed at the sustainable management of water. Different perceptions about the project's legacy were described according to the teachers and students involved, the manager and the Non-Governmental Organization. It was investigated whether the project contributed to the incorporation of more sustainable practices by the participants and discussed some contradictions of the school culture, as well as the limits and the challenges for the insertion of Environmental Education in a rural School. In order to carry out the case study and data analysis, the Discursive Textual Analysis methodology was used. The research showed that, among other contributions of the Permaculture Project at School, the most significant were the transformation of the world view and the cognitive advances of the students who participated in the project, the need to rethink democratic management and the need to develop a Pedagogical practice focused on the specificity of rural schools.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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