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dc.contributor.authorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorSouza, Silvana Aparecida-
dc.date.accessioned2018-02-09T13:37:23Z-
dc.date.available2018-02-09T13:37:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationYANNOULAS, Silvia Cristina; SOUZA, Silvana Aparecida. Equipes escolares: mutidisciplina e intersetorialidade. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 39, p. 99-113, 2016. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586>. Acesso em: 6 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31214-
dc.description.abstractDiversos estudos apontam as dificuldades para uma compreensão aprofundada da relação entre a política educacional e a situação de pobreza, considerando essa relação multi-determinada (cfr. Yannoulas, 2013). Esses estudos nos levaram a considerar necessária uma renovação do formato escolar, visando acolher e educar com qualidade a população escolar na sua totalidade, visando universalidade da política para além da garantia de acesso, através de um trabalho multidisciplinar, multiprofissional e intersetorial. Com o gradativo processo de universalização do acesso à educação básica, a parcela mais pobre da sociedade entrou e entrará massivamente à educação pública dos diferentes níveis educacionais, e novos conflitos e contradições da arena educacional surgirão ou se agravarão. Essa situação é particularmente significativa, pois desvenda de maneira contundente como o sistema educacional é atravessado pelo modo de produção capitalista, entremeando condições socioeconômicas com desempenho escolar e condicionalidades educacionais típicas dos programas de transferência de renda contemporâneos. Nesse sentido, as equipes multidisciplinares-multiprofissionais tornaram-se uma necessidade do trabalho escolar atual.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Investigaciones en Ciencias de la Educaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEquipes escolares : mutidisciplina e intersetorialidadept_BR
dc.title.alternativeEquipos escolares : mutidisciplina e intersectorialidadpt_BR
dc.title.alternativeScholar teams : multidisciplinarity and intersectoralitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordPobrezapt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.rights.licenseRevista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación - Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Unported (CC BY NC ND 3.0). Fonte: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/4000/3586. Acesso em: 6 fev. 2018.pt_BR
dc.description.abstract1Several studies point out the difficulties for a deep understanding of the relationship between educational policy and poverty condition, considering this multidetermined relation (see Yannoulas, 2013). These studies led us to consider necessary a school format renovation, in order to receive and educate with quality school population as a whole, aiming the universality of politics for beyond the guaranteed access, by a multidisciplinary, multiprofessional and intersectoral work. With the gradual universalization access process to basic education, the poorest segment of society entered and will massively enter in public education of different educational levels, and new conflicts and contradictions of the educational arena will arise or worsen. This is particularly significant because it discloses, in an impressive manner, how the educational system is crossed by the capitalist mode of production, interweaving socioeconomic conditions with school performance and educational conditionalities that are typical of the contemporary income transfer programs. In this sense, multidisciplinary and multi-professional teams have become a necessity in the current school work.pt_BR
dc.description.abstract2Diversos estudios señalan las dificultades para comprender de manera cabal la relación entre política educativa y situación de pobreza, considerando esa relación multideterminada (cfr. Yannoulas, 2013). Esos estudios nos llevaron a considerar como necesaria la renovación del formato escolar, educar con calidad a la población escolar en su totalidad, y alcanzar la universalidad de la política más allá de la garantía de acceso, con un trabajo multidisciplinar, multiprofesional e intersectorial. A partir del proceso paulatino de universalización de la educación básica, la parte más pobre de la sociedad entró y entrará masivamente en la educación pública de los diferentes niveles educativos, y nuevos conflictos y contradicciones se presentarán o agravarán en la arena educativa. Esa situación es particularmente significativa, explicitando de manera contundente cómo el sistema educativo está atravesado por el modo de producción capitalista, entremezclando condiciones socioeconómicas y desempeño escolar –condicionalidades educativas típicas de los programas de transferencias condicionadas de renta contemporáneos. En ese sentido, los equipos multidisciplinares-multiprofesionales son hoy en día una necesidad del trabajo escolar.pt_BR
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