Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31274
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NatháliaCoelhodaSilva.PDF1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estética dos contrários : a busca pela gênese do romance Uma/Duas de Eliane Brum
Autor(es): Silva, Nathália Coelho da
Orientador(es): Barroso Filho, Wilton
Assunto: Romance - gênero literário
Metaficção
Brum, Eliane, 1966 - crítica e interpretação
Literatura - estética
Literatura - crítica e interpretação
Data de publicação: 20-Fev-2018
Referência: SILVA, Nathália Coelho da. Estética dos contrários: a busca pela gênese do romance Uma/Duas de Eliane Brum. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Tomando como base o estudo comparativo literário-filosófico, este trabalho tem como objetivo investigar a necessidade da ficcionalização na contemporaneidade e seus desdobramentos acerca do sujeito complexo do hoje, a partir da análise do livro Uma/Duas (2011), da escritora e jornalista Eliane Brum. O pesquisador parte da premissa de que a narrativa é um campo de conhecimento sensível acerca do homem e da sociedade e, por meio da proposta da Epistemologia do Romance, tem ele a missão de promover – dentro das suas possibilidades humanas limitadas – um retorno provável ao processo criativo da autora, intuindo chegar à gênese da obra por meio do desmonte estético e epistemológico do texto, sobretudo, legitimando os caminhos face ao jogo hermenêutico estabelecido entre sujeito-leitor e objetoromance. A pesquisa aponta para a existência de uma Estética dos Contrários em Uma/Duas, revelada pela ideia de conflito no texto: num pano de fundo metaficcional, os temas da morte/vida, da maternidade, da sexualidade e da relação desigual entre homens e mulheres parecem levar à conclusão de que o universo ficcional – desde à modernidade – existe para dizer aquilo que tem sido silenciado por um processo de negação do próprio conflito humano. Ademais, na busca idílica de uma paz social dentro de uma ética a priori, impõem-se, nas relações de poder, uma espécie de maqueamento das soluções dos problemas e levam o ser à condição permanente do efeito estético. A palavra escrita no romance, por assim dizer, revelaria uma das alternativas de fruição – violenta – do sujeito (leitor ou escritor), sendo a arte literária uma via ao estado de transcendência.
Abstract: Based on the comparative literary-philosophical study, this work aims to investigate the necessity of fictionalization in contemporary times and its unfolding about the complex subject of today, from the analysis of the book Uma / Duas (2011), by the writer and journalist Eliane Brum. The researcher starts from the premise that narrative is a sensitive field of knowledge about man and society and, through the proposal of the Epistemology of Romance, it has the mission to promote - within its limited human possibilities - a probable return to the Creative process of the author, intuiting to arrive at the genesis of the work through the aesthetic and epistemological dismantling of the text, above all, legitimizing the ways of the hermeneutic game established between subject-reader and object-romance. The research points to the existence of a Contrast Aesthetic, in Uma / Duas, revealed by the idea of conflict in the text: in a metafictional background, the themes of death / life, sexuality, motherhood and the unequal relationship between men and women seem to lead to conclute that the fictional universe - from modernity - exists to say what has been silenced by a process of denial of human conflict itself. Moreover, in the idyllic pursuit of a social peace within an a priori ethics, in the relations of power, a kind of modeling of the solutions of the problems is imposed, and they take the being to the permanent condition of the aesthetic effect. The word written in the novel, so to speak, would reveal one of the alternatives of fruition - violent - of the subject (reader or writer), literary art being a way to the state of transcendence.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.