Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T20:10:40Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T20:10:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa. Educação musical na perspectiva histórico-cultural de Vigotski: a unidade educação-música. 2017. xiii, 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31392 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou compreender a educação musical através dos princípios oriundos da perspectiva histórico-cultural de Vigotski de cunho marxista e spinozista. Para demonstrarmos a tese de que a teoria de Vigotski possibilita a proposição de uma educação musical em novas bases, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas, utilizamos, ao longo de todos os capítulos, o método materialista histórico-dialético de raciocínio que nos permitiu extrair todos os fundamentos da perspectiva histórico-cultural necessários para a consolidação epistemológica de um outro modo de educação musical que pensa, dentre muitas outras coisas, a experiência, a vivência, a emoção, a educação, o professor, o estudante, o ensino, a escola, o desenvolvimento, a aprendizagem, a estética, a arte e a música de uma forma singular e extremamente humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação musical na perspectiva histórico-cultural de Vigotski : a unidade educação-música | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand musical education through the principles derived from the cultural-historical perspective of Vygotsky of a Marxist and Spinozist nature. In order to demonstrate that the Vygotsky´s theory makes possible the proposal of a musical education in new foundations, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unit focused on the education of the development of the musicality of people, we used, during all the chapters, the historical materialistic-dialectical method of reasoning that allowed us to extract all the foundations of the cultural-historical perspective necessary for the epistemological consolidation of another way of musical education that thinks, among many other things, the experience, the radical experience, the emotion, the education, the teacher, the student, the teaching, the school, the development, the learning, the aesthetics, the art and the music in a unique and extremely human way. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche visait à comprendre l'éducation musicale à travers les principes issus de la perspective culturelle-historique du Vygotsky de caractère marxiste et spinoziste. Pour démontrer la thèse selon laquelle la théorie de Vygotski permet de proposer une éducation musicale sur de nouvelles bases, en aidant à concevoir la musique comme une activité éducative fondée sur l'unité musique-éducation tourné pour l'éducation du développement de la musicalité du peuple, nous utilisons plus tous les chapitres, le raisonnement de la méthode historique-matérialiste qui nous a permis d'extraire toutes les principes de la perspective culturelle-historique nécessaire à la consolidation épistémologique d'une autre éducation musicale, alors pensez parmi beaucoup d'autres choses, l'expérience, l'expérience radicale, l'émotion, l'éducation, le professeur, l'étudiant, l'enseignement, l'école, le développement, l'apprentissage, l'esthétique, l'art et la musique sous une forme unique et extrêmement humaine. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|