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2017_ThaisBorgesdeAraujo_PARCIAL.pdf512,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSafons, Marisete Peralta-
dc.contributor.authorAraujo, Thais Borges de-
dc.date.accessioned2018-03-15T18:53:38Z-
dc.date.available2018-03-15T18:53:38Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.citationARAUJO, Thais Borges de. Efeito da Equoterapia em idosos com Alzheimer: uma análise quantitativa e qualitativa. 2017. x, 92 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31460-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2017.pt_BR
dc.descriptionTexto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 1, 2 e 3.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por sintomas cognitivos e comportamentais, além de limitações físicas e funcionais. A Equoterapia é uma atividade que envolve aspectos físicos e cognitivos e tem sido utilizada como uma abordagem terapêutica em diversas patologias. Objetivo: Avaliar os efeitos da equoterapia no equilíbrio, capacidade funcional, cognição, aspectos emocionais, sociais e comportamentais, de idosos com Alzheimer e seus cuidadores. Método: Participaram do estudo 9 idosos com DA, de ambos os sexos, com média de idade de 79,7 ± 7,82 anos, que realizaram 20 sessões de equoterapia. Os instrumentos utilizados para avaliação foram: plataforma de força, Timed Up and Go (TUG), teste de sentar e levantar da cadeira em 30seg (TSL-30seg), fluência verbal, diário de campo e entrevista semiestruturada. Resultado: Houve melhora significativa no equilíbrio (COPy, p = 0,017; r = 0,75) e capacidade funcional (TUG, p = 0,036; r = 0,43. TSL-30seg, p = 0,012; r = 0,80). Por meio da entrevista semiestruturada foi detectado que a vivência do diagnóstico está atrelada à estigmas relacionados a aspectos físicos, cognitivos, além de uma sobrecarga emocional. Nesse cenário a equoterapia proporcionou alterações sociais, comportamentais e emocionais. Conclusão: A experiência com a equoterapia gerou confiança e disposição para atividades cotidianas, permitindo interação social e troca de experiências, além da melhora do equilíbrio e capacidade funcional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito da Equoterapia em idosos com Alzheimer : uma análise quantitativa e qualitativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEquoterapiapt_BR
dc.subject.keywordAlzheimer, Doença dept_BR
dc.subject.keywordCapacidade funcionalpt_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.subject.keywordInteração socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Alzheimer's disease (AD) is characterized by cognitive and behavioral symptoms, as well as physical and functional limitations. Equine Assisted Therapy (EAT) is an activity that involves physical and cognitive aspects and has been used as a therapeutic approach in several pathologies. Objective: To evaluate the effects of equine therapy on balance, functional capacity, cognition, emotional, social and behavioral aspects of Alzheimer's and their caregivers. Method: Participated in the study 9 elderly people with AD, of both sexes, of 79.7 ± 7.82 years, who performed 20 sessions of equine therapy. The instruments used for evaluation were: power platform, Timed Up and Go (TUG), chair sit and stand test in 30sec (CST-30sec), verbal fluency, field diary and semi-structured interview. RESULTS: There was a significant improvement in the balance (COP, p = 0.017, r = 0.75) and functional capacity (TUG, p = 0.036, r = 0.43, TSL-30sec, p = 0.012, r = 0.80). Through the semi-structured interview it was detected that the experience of the diagnosis is linked to stigmas related to physical, cognitive aspects, besides an emotional overload. In this scenario, equine therapy provided social, behavioral and emotional changes. Conclusion: The experience with equine therapy generated confidence and willingness for daily activities, allowing social interaction and exchange of experiences, as well as improving balance and functional capacity.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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