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dc.contributor.authorRoza Pinel, Walace-
dc.contributor.authorRêses, Erlando da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-21T11:27:54Z-
dc.date.available2018-03-21T11:27:54Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationROZA PINEL, Walace; RESES, Erlando da Silva. A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 317-324, dez. 2017. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299>. Acesso em: 21 mar. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24656.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31466-
dc.description.abstractDestacamos a obrigatoriedade histórica no resgate das ideias do educador socialista Anton Makarenko, procurando destacar seu relevante trabalho na luta em favor da educação, como projeto social dirigida aos excluídos. Dedicou a sua vida a construir e elaborar um processo educativo balizado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Destaca-se no Brasil sua influência, junto aos Movimentos Sociais e Populares, na formação sindical e nas Comunidades Eclesiais de Base vinculados às tendências progressistas da Igreja Católica. Reafirma-se, a perspectiva socialista desta pesquisa reconhecendo as contradições da Pedagogia Socialista de Makarenko como pioneira e fundamental à discussão de instituições de “reforma” de infratores (as) por meio da educação e trabalho especialmente na perspectiva: coletivista e autogestionária.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia - UFBA. Faculdade de Educação - FACEDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA pedagogia de Makarenko : aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russapt_BR
dc.title.alternativeThe Makarenko pedagogy: aproaches of a socio-educational model in the russian revolutionpt_BR
dc.title.alternativeLa pedagogía de Makarenko: aproximaciones de um modelo socioeducativo na Revolución Rusapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia socialistapt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnião Soviética - história - revolução, 1917-1921pt_BR
dc.rights.licenseGerminal: Marxismo e Educação em Debate - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299. Acesso em: 21 mar. 2018.pt_BR
dc.description.abstract1We reinforce the need to rescue the ideas of the socialist educator Anton Makarenko, trying to highlight his relevant work in the fight for education, as a social project addressed to the excluded. He dedicated his life to building and elaborating an educational process based on the perspective of a transformative social praxis. Its influence in Brazil, together with the Social and Popular Movements, in the formation of trade unions and in the Basic Ecclesial Communities linked to the progressive tendencies of the Catholic Church stands out in Brazil. It reaffirms the socialist perspective of this research recognizing the contradictions of Makarenko's Socialist Pedagogy as a pioneer and fundamental to the discussion of institutions of "reform" of offenders through education and work, especially in the perspective of collectivism and self-management.pt_BR
dc.description.abstract2Reforzamos la necesidad del rescate de las ideas del educador socialista Anton Makarenko, buscando destacar su relevante trabajo en la lucha a favor de la educación, como proyecto social dirigido a los excluidos. Dedicó su vida a construir y elaborar un proceso educativo balizado en la perspectiva de una praxis social transformadora. Se destaca en Brasil su influencia, junto a los Movimientos Sociales y Populares, en la formación sindical y en las Comunidades Eclesiales de Base vinculados a las tendencias progresistas de la Iglesia Católica. Se reafirma, la perspectiva socialista de esta investigación reconociendo las contradicciones de la Pedagogía Socialista de Makarenko como pionera y fundamental a la discusión de instituciones de "reforma" de infractores (as) por medio de la educación y trabajo especialmente en la perspectiva: colectivista y autogestionaria.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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