Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sheyla Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-22T16:59:18Z | - |
dc.date.available | 2018-03-22T16:59:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sheyla Gomes de. Projeto Âncora: uma perspectiva de educação para a integralidade humana. 2017. 241 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31471 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo, investigar processos educativos que visem o desenvolvimento humano em sua integralidade. Para tanto, a experiência pesquisada foi o Projeto Âncora, situado na cidade de Cotia/SP. A etnografia foi o caminho metodológico utilizado. A principal base teórica do trabalho foi a perspectiva histórico cultural de Vigotski. Os capítulos foram divididos em: 1. A educação escolarizada e a desumanização; 2. Sobre educação integral e humanização; 3. Os Caminhos trilhados; e 4. Considerações para futuros caminhos. Conclui-se que o Projeto Âncora realiza uma educação sob paradigmas que subvertem os processos educacionais estabelecidos, pelo fato de que não existem aulas, turmas, ciclos, provas. Nesta experiência educativa, as relações humanas e seus processos são guiados pelos valores da solidariedade, afetividade, responsabilidade, honestidade e respeito, visando um amplo processo de humanização. Seus educandos(as), se movimentam e desenvolvem seus conhecimentos e aprendizados com liberdade a partir de seus interesses, sonhos e necessidades particulares e coletivas. Também, são cotidianamente incentivados à ação ativa da gestão democrática participativa da escola, por meio de vários dispositivos que levam ao desenvolvimento integral das crianças, no que tange às suas diversas dimensões e condutas. Tudo isso, tendo os(as) educadores(as) como organizadores do espaço educativo e reguladores dos processos e relações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Projeto Âncora : uma perspectiva de educação para a integralidade humana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perspectiva histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to investigate educational processes that focus on human development in its entirety. To investigate this, I focused my work at the Projeto Ancora, located in the city of Cotia/SP. Ethnography was the methodological path used. The main theoretical basis of the work was the cultural historical perspective of Vygotsky. The chapters were divided into: 1. Schooling and dehumanization; 2. On integral education and humanization; 3. The Paths Traced; and 4. Considerations for future paths. I have conclued that Projeto Ancora performs an education under paradigms that subvert established educational processes, because there are no classes, cycles or tests. In this educational experience, human relations and their processes are guided by the values of solidarity, affection, responsability, honesty and respect, aiming at a broad process of humanization. Its learners move and develop their knowledge and learning with freedom based on their interests, dreams, particular and collective needs. Also, they are encouraged daily to the actively participate in the democratic management of the school, through several devices that lead to the integral development of the children, regarding their different dimensions and behaviors. All this, having the educators as organizers of the educational space and regulators of the processes and relations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|