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Título: Práxis decolonais na universidade : a experiência do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da Universidade de Brasília
Autor(es): Araújo, Olga Brigitte Oliva de
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Universidade de Brasília
Decolonialidade
Interculturalidade
Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto Povos e Terras Tradicionais (MESPT)
Data de publicação: 26-Mar-2018
Referência: ARAÚJO, Olga Brigitte Oliva de. Práxis decolonais na universidade: a experiência do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da Universidade de Brasília. 2017. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente dissertação trata de um estudo acerca da experiência do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), vinculado ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Este curso tem como objetivo a formação de profissionais indígenas, quilombolas e/ou de outros povos e comunidades tradicionais para a realização de pesquisa/intervenção, a partir do diálogo de saberes (acadêmicos e tradicionais), em prol dos Povos e Comunidades Tradicionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as especificidades da proposta Político-Pedagógica do curso, as percepções dos estudantes sobre esta experiência de formação e as contribuições do MESPT para a decolonialidade da universidade. Adotei os pressupostos do método cartográfico para nortear minha práxis no campo da pesquisa, bem como os procedimentos de observação-participante e o diário de bordo para a construção das informações. Paralelamente a isto, foi realizada uma pesquisa documental do Histórico do Projeto- Político-Pedagógico do MESPT e analisado os textos produzidos pelos participantes do curso sobre a experiência de formação neste espaço. Para a análise destas informações foi utilizado o Método Documentário de Interpretação proposto por Ralf Bohnsack. A partir da pesquisa realizada, foi possível identificar que o MESPT é um curso inovador do ponto de vista político e metodológico, destacando-se o compromisso social e político do curso em produzir conhecimentos que contribuam para solucionar os problemas socioambientais e para a promoção dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Em termos metodológicos, o MESPT adota a perspectiva da interculturalidade, do dialogo de saberes (acadêmicos/tradicionais) e da interdisciplinariedade. Outra especificidade do curso é ter turmas compostas por uma pluralidade de Povos e Comunidades Tradicionais que vem para a universidade com o compromisso de produzir conhecimentos que contribuíam para fortalecimento da tradição e dos movimentos de resistência e re-existência das suas comunidades. Tendo em vista o vanguardismo do MESTP na promoção do diálogo intercultural na pós-graduação, considero importante outras pesquisas sobre o curso a fim de conhecer os desafios e as potencialidades do diálogo intercultural na academia.
Abstract: The present dissertation deals with a study about the experience of the Professional Masters in Sustainability with Traditional Peoples and Lands (MESPT), linked to the Sustainable Development Program of the University of Brasília. The MESPT is a course that aims to train indigenous professionals, quilombolas and / or other traditional peoples and communities to carry out research / intervention, based on the dialogue of knowledge (academic and traditional), for the benefit of the Traditional Peoples and Communities. The objective of this research was to analyze the specificities of the Political-Pedagogic Project of the course, the students' perceptions about the experience in the course and the contributions of this experience to the university's decoloniality. I adopted the assumptions of the cartographic method to guide my praxis in the field of research and observation-participant procedures and the logbook for the construction of information. Parallel to this, a documentary research was done on the History of the Project-Political-Pedagogical of the MESPT and analyzed the texts produced by the participants of the course on the experience of training in this space. For the analysis of this information was used the Documentary Method of Interpretation proposed by Ralf Bohnsack. From the research carried out, it was possible to identify that the MESPT is an innovative course from the political-pedagogical point of view, highlighting the social and political commitment of the course in producing knowledges that contribute to solving socio-environmental problems and to the promotion of rights of Traditional Peoples and Communities. In methodological terms, the MESPT is based on the perspective of interculturality, on the dialogue of knowledges (academic / traditional) and interdisciplinarity. Another specificity of the course is to have groups composed of a plurality of Peoples and Traditional Communities who come to the university with the commitment to produce knowledges that contribute to the strengthening of tradition and to the resistance movements of their communities against coloniality. In view of the avant-gardism of the MESTP in promoting intercultural dialogue in postgraduate studies, we consider it important to carry out further research on the course in order to understand the challenges and potential of intercultural dialogue in academia.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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