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Titre: A organização pedagógica e as novas tecnologias como recursos de apoio à aprendizagem na escola inclusiva : um estudo de caso
Auteur(s): Oliveira, Vanessa de
Orientador(es):: Souza, Amaralina Miranda de
Assunto:: Escolas - inclusão
Aprendizagem - inovações tecnológicas
Educação inclusiva
Date de publication: 28-mar-2018
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Vanessa de. A organização pedagógica e as novas tecnologias como recursos de apoio à aprendizagem na escola inclusiva: um estudo de caso. 2017. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Résumé: A educação inclusiva parte do princípio de que todos podem aprender juntos. Sabe-se, porém, que para que a aprendizagem se concretize para todos os estudantes é fundamental que a escola se organize e que a equipe pedagógica esteja alinhada em suas concepções, ações e intervenções. Com o objetivo de analisar como a escola se organiza pedagogicamente para dar respostas à diversidade de demandas educacionais dos estudantes, considerando o uso das novas tecnologias como recursos de apoio à aprendizagem, este estudo foi realizado a partir de pesquisa com abordagem qualitativa por meio do estudo de caso em uma Escola Classe de Sobradinho – DF com atendimento educacional especializado e laboratório de informática. As estratégias utilizadas foram: análise dos documentos institucionais (Projeto Político-Pedagógico – PPP e Mapeamento Institucional – MI); entrevistas semiestruturadas com os integrantes da equipe pedagógica – gestores, coordenadores, Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores regentes e atendente do laboratório de informática; e observações simples nas reuniões da coordenação pedagógica coletiva, nos atendimentos na sala de recursos e no laboratório de informática. Os resultados indicam que a organização pedagógica pensada para atender a todos os estudantes é fundamental na escola, pois considera a diversidade de formas de aprender dos seus estudantes como o esperado e por isso pode funcionar com todos os seus segmentos estruturados, articulando suas funções com o fim precípuo de inclusão, com o intuito de atender a todas as demandas educacionais ali presentes. Indicam ainda que é necessário que todos os atores tenham e expressem suas vozes e que possam considerar as novas tecnologias disponíveis no espaço escolar como recursos de apoio, desde que sejam utilizadas com intencionalidade pedagógica, a fim de responder à diversidade de demandas educacionais apresentadas no cotidiano escolar. Almeja-se que este estudo desperte para a compreensão de que a articulação entre os professores e equipes que atuam na escola é ponto fundamental e que por isso deve ser potencializada para que prevaleça a força do trabalho coletivo, no qual cada um possa cumprir sua parte e vivenciar o trabalho colaborativo, na compreensão de que integrados serão mais capazes de ultrapassar as eventuais fragilidades individuais para edificarem não só uma instituição ou sistema educacional, mas uma sociedade pautada em valores e ações mais humanas, onde realmente sejam vivenciados os preceitos da educação inclusiva.
Abstract: Inclusive education comes from the principle that everyone can learn together. It is known, however, that, for the learning process to concretize for all students, the school and the pedagogical team must be aligned in its conceptions, actions and interventions. This research was built with the aim of analyze how the school organize pedagogically to answer to the diversity of the educational demands of the students, considering the use of the new technologies as a backup resource to learning, from a qualitative approach research, fulfilled from a case study in the Escola Classe de Sobradinho – DF, with specialized educational attendance and computing laboratory. The strategies utilized were: documental reviews – politic-pedagogical project an institutional mapping; half structured interviews with the pedagogical team – managers, coordinators, Specialized Team of Learning Support (STLS), Specialized Educational Attendance (SEA), teachers and the computing laboratory attendant; and simple observation of the pedagogical collective coordination meetings – attendance at the resource room and in the computing laboratory. The results indicate that the pedagogical organization thought out to attend all the students is fundamental in the school, because consider the multiple ways the students have to learn as expected and, because of that, may work with all its structured elements, articulating its functions with the aim to include, attending all the educational demands there present. Also indicates that is necessary that all the subjects have and express their voices and that they can consider the new technologies available in the school space as a backup resource, as long as they are used with a pedagogical intention, in order to answer the diversity of educational demands presented in the school daily. The expectation is that this study awake for the understanding that the articulation among teachers and the school staff its fundamental and must be potentialized for the strength of collective work prevails, and each one can accomplish their part and experience the collaborative work, understanding that connected they are able to overcome eventual individual frailties to build not only one institution or educational system, mas a society based on more human values and actions, in which the inclusive education precept are truly lived.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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