Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31566
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_Competênciaem Informação.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGerlin, Meri Nadia Marques-
dc.contributor.authorSimeão, Elmira-
dc.date.accessioned2018-04-05T16:47:24Z-
dc.date.available2018-04-05T16:47:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGERLIN, Meri Nadia Marques; SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares. Competência em informação e narrativa do contador de histórias conectado em redes na sociedade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Marília. Anais...Marília: UNESP; ANCIB, 2017. Disponível em: <http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/533/153>. Acesso em: 08 nov. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31566-
dc.description.abstractA estrutura de conexão, atualmente potencializada pela internet, transforma-se numa importante ferramenta de disseminação da informação e de organização do conhecimento humano. A influência dessa rede digital vai além da quantidade de sujeitos a ela ligados, dentre eles o narrador de histórias, diz respeito a qualidade do uso que se faz dela, direcionando esta pesquisa ao processo de identificação das competências desse sujeito na contemporaneidade. A competência narrativa, composta por saberes, fazeres e atitudes (habilidades), adquiridas em atividades de capacitação formais e informais, pertencentes à área da contação de histórias, encontra-se inteiramente ligada ao contexto da competência em informação que pode ser definida como um processo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais e habilidades específicas necessárias ao processo de busca, seleção e uso efetivo da informação. À vista disso, a pesquisa relatada baseia-se no objetivo de trabalhar na proposição do modelo da rede de colaboração dos contadores de histórias, ressaltando as competências desse sujeito conectado no século XXI. Classificando-se como uma combinação de estudos exploratórios e descritivos, assume as características de uma pesquisa participativa, devido interagir com os sujeitos que dela participaram. O processo de observação, intensiva e extensiva, consubstanciou-se perante os elementos de análise das conexões dos contadores de histórias em redes centralizadas, descentralizadas e, em alguns momentos, distribuídas. A colaboração e a cooperação são identificadas como elementos importantes para o sucesso de suas conexões em redes cada vez mais híbridas (presenciais e virtuais). Também foi possível considerar que a articulação das competências narrativa e em informação é extremamente necessária ao narrador de histórias (re) conectado nos ambientes digitais que a sociedade da informação oferece.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19224pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetência em informação e narrativa do contador de histórias conectado em redes na sociedade da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeCompetence in information and narrative of the story coordinator connected in networks in the information societypt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordRede de colaboraçãopt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.subject.keywordCompetência informacionalpt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.rights.licenseXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de direito autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/533/153pt_BR
dc.description.abstract1The connection structure, currently enhanced by the internet, has become an important tool for disseminating information and organizing human knowledge. The influence of this digital network goes beyond the number of subjects linked to it, among them the storyteller, refers to the quality of the use made of it, directing this research to the process of identifying the competences of this subject in the contemporaneity. Narrative competence, composed of knowledges, actions and attitudes (skills), acquired in formal and informal training activities, belonging to the area of storytelling, is entirely linked to the context of Information literacy that can be defined as a process Of internalization of conceptual foundations, attitudinal and specific abilities necessary to the process of search, selection and effective use of the information. In view of this, the research reported is based on the objective of working on the proposition of the network model of storyteller collaboration, highlighting the skills of this connected subject in the 21st century. Classifying itself as a combination of exploratory and descriptive studies, it assumes the characteristics of a participatory research, because it interacts with the subjects who participated in it. The process of observation, intensive and extensive, was substantiated by the elements of analysis of the connections of storytellers in centralized, decentralized and, at times, distributed networks. Collaboration and cooperation are identified as important elements for the success of their connections in increasingly hybrid networks (face-to-face and virtual). It was also possible to consider that the articulation of narrative and information skills is extremely necessary to the storyteller (re) connected in the digital environments that the information society offers.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.