http://repositorio.unb.br/handle/10482/31583
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_FernandoSantosSousa.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A construção da profissionalidade docente do pedagogo do gênero masculino iniciante/ingressante na educação infantil e na alfabetização |
Autor(es): | Sousa, Fernando Santos |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Trabalho docente Pedagogos Gênero Profissionalidade Relações de gênero |
Data de publicação: | 9-Abr-2018 |
Data de defesa: | 14-Dez-2017 |
Referência: | SOUSA, Fernando Santos. A construção da profissionalidade docente do pedagogo do gênero masculino iniciante/ingressante na educação infantil e na alfabetização. 2017. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A escola enquanto espaço de atuação de professoras e professores está permeada pelas relações de gênero, seja por sua constituição histórica ou na atividade docente exercida em seu processo de trabalho. Nesse mesmo sentido, apresenta-se enquanto um espaço aberto à contradição, desconstrução de concepções historicamente construídas e por isso um campo de disputa. Professoras e professores são parte desse espaço em diferentes mediações na construção de sua profissionalidade e no processo de inserção, etapa da atividade profissional permeada por dificuldades e descobertas, entre elas a questão do gênero. Em se tratando da pedagogia, área historicamente constituída, associada a atributos femininos e com predominância de mulheres, tais dificuldades e descobertas podem se acentuar ainda mais, quando direcionamos o olhar a pedagogos do gênero masculino. Esses ao se depararem com questionamentos relacionados a sua condição de gênero, vivenciam, apresentam sentimentos e ações contraditórias, no assumir ou desistir da profissão docente, em uma crise de tensão, pertencimento e questionamento dos conhecimentos teórico-práticos aprendidos em sua formação inicial. Nesse sentido, a presente dissertação tem como questão central: Quais elementos constituem a construção da profissionalidade docente de pedagogos do gênero masculino na Educação infantil e nos três primeiros anos da alfabetização no momento de inserção à docência? Para a compreensão dessa questão fizemos entrevistas semiestruturadas com professores iniciantes/ingressantes do gênero masculino em regime de contratação temporária e efetivos que exerceram ou exercem a atividade docente há, pelo menos, cinco anos na educação infantil ou na alfabetização na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os dados foram organizados e sistematizados por meio da proposta de núcleos de significação e a partir das categorias do materialismo histórico dialético. A pesquisa apontou diferentes contradições no processo de construção da profissionalidade docente desses professores, entre elas: a afirmação no espaço por meio de atitudes profissionais que perpassam uma autoridade profissional de afirmação da função docente e uma autoridade de gênero, diferentes estratégias de enfrentamento que se relacionam a negação do cuidar-educar enquanto princípios indissociáveis para a educação infantil e na atividade com crianças pequenas e uma dupla vulnerabilidade profissional ao terem que se provar enquanto professores pela condição de iniciantes/ingressantes e como capazes de exercer a docência nesses níveis de ensino pela condição de gênero. Assim destacamos a importância de se compreender a análise do trabalho docente tendo a profissionalidade como dimensão analítica pela perspectiva de gênero nas relações que professores estabelecem com pares, mães/pais das crianças, equipe gestora, bem como com a sociedade em um contexto patriarcal e capitalista, onde vão se tornando docentes mediados por diferentes relações de poder e intervém no ser professor. |
Abstract: | The school as main acting area for teachers is permeated by gender relations, either by its historical constitution or in the teaching activity in this labor process. In the same sense, this institution presents itself as a space opened to contradiction and deconstruction of conceptions historically constructed and therefore a field of dispute. Teachers participate in this space through different mediations in the construction of their professionalism and in their inclusion process, stage of the professional activity permeated by difficulties and discoveries, among them the gender issue. In the case of teacher education, a area in which historically there is predominance of women, being constituted and associated with feminine attributes, such difficulties and discoveries can be further accentuated when we look at male teachers. When these professionals face questions related to their gender condition, they experience and present contradictory feelings and actions on assuming or giving up the teaching profession, in a crisis of tension, belonging and questioning the theoretical-practical knowledge learned in their initial formation. In this sense, the present dissertation has as central question: What elements constitute the construction of the teaching profession of male pedagogues in child hood education and in the elementary school at the moment of insertion in teaching? In order to understand this question, we conducted semi-structured interviews with beginning male teachers / male students entering into a temporary employment contract and staff members who have practiced or that practice teaching for at least five years in pre-school or literacy in schools at the Federal District Department of Education. The data are organized and systematized through the proposal of unity of meaning and from the categories of dialectical historical materialism. The research pointed out different contradictions in the process of building professionalism, among them: the appropriation of space through professional attitudes that permeate a professional authority of affirmation of the teaching function and a gender authority, different strategies of coping that are related to the denial of care-education as inseparable principles for early childhood education and in activity with young children and a dual professional vulnerability when they must prove themselves as teachers by the condition of beginners / newcomers and as capable of teaching at these levels of education by the condition of gender. Thus, we emphasize the importance of understanding the analysis of teachers’ work, having professionalism as an analytical dimension through the gender perspective in the relationships that teachers establish with peers, mothers / fathers of the children, management team, as well as with society in a patriarchal and capitalist context, where they become teachers mediated by different power relations that intervene in being a teacher. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.