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2017_MarioHumbertoLealPorto.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSeimetz, Rui-
dc.contributor.authorPorto, Mario Humberto Leal-
dc.date.accessioned2018-04-12T21:02:07Z-
dc.date.available2018-04-12T21:02:07Z-
dc.date.issued2018-04-12-
dc.date.submitted2017-07-24-
dc.identifier.citationPORTO, Mario Humberto Leal. A Matemática da fila de caixa em uma agência bancária do Distrito Federal. 2017. x, 53 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31655-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presença ordinária de filas no cotidiano, sua natureza aleatória e sua frequente associação a “perda de tempo”, por sua natureza organizadora e frequente aplicação em estruturas de fornecimento dos mais diversificados serviços, conferem ao tema particular interesse, seja pela mera compreensão seja pelo desejo de contribuir com seu aprimoramento. Essa dissertação explorou elementos matemáticos relacionados à fila de caixa bancário de agência do Distrito Federal como alternativa à ilustração da aplicabilidade do estudo da Probabilidade à compreensão de eventos aleatórios habituais. Teve este trabalho também o propósito de contribuir para o aprimoramento do gerenciamento dos serviços de atendimento bancário com o oferecimento de arcabouço matemático para este fim. Para tanto foi selecionada agência de grande movimentação, situada em shopping da região central de Brasília, e coletados os dados referentes aos atendimentos de caixa realizados no mês de novembro de 2016. Procedeu-se, então, à análise desses dados sob a ótica das Teorias de Filas, avaliando-se modelos de distribuição probabilística para o fluxo de chegada de clientes, prazo de espera e tempo de serviço, além de testes associados ao desempenho do sistema. Os resultados possibilitaram a indicação de necessidade de ajustes pontuais na estrutura dedicada à prestação do serviço. Contudo, para uma compreensão mais abrangente da aplicabilidade do estudo da probabilidade a eventos aleatórios cotidianos e para a avaliação da estrutura da instituição financeira para o atendimento de caixa na unidade federativa, sugerimos a realização de estudos complementares e mais abrangentes, que poderão ter neste um referencial inicial.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Matemática da fila de caixa em uma agência bancária do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das filaspt_BR
dc.subject.keywordProbabilidadept_BR
dc.subject.keywordEstatísticapt_BR
dc.subject.keywordBancospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The ordinary presence of queues in the daily life, their random nature and their frequent as sociation with "waste of time", by their organizing nature and frequent application in structures of supply of the most diversified services, turns the subject into a matter of particular interest, either by mere understanding or by the desire to contribute to its improvement. This dissertation explored mathematical elements related to the Federal District bank banking queue as an alternative to illustrating the applicability of the Probability study to the understanding of habitual random events. The purpose of this work was also to contribute to the improvement of the management of banking services with the provision of a mathematical framework for this purpose. For this purpose, a large-scale branch office was selected, located in a shopping mall in the central region of Brasília, and the data referring to the cash services performed in November 2016 were collected. The data were then analyzed from the perspective of Queueing Theory, evaluating models of probabilistic distribution for the flow of clients arrival, waiting period and time of service, in addition to tests associated to the performance of the system. The results made it possible to indicate the need for specific adjustments in the structure dedicated to the provision of the service. However, for a more comprehensive understanding of the applicability of the probability study to everyday random events and for the evaluation of the structure of the financial institution for the cash service in the federative unit, we suggest carrying out complementary and more comprehensive studies, which may find here an inicial reference.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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