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dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Liliane Carneiro dos Santos-
dc.date.accessioned2018-04-19T17:38:59Z-
dc.date.available2018-04-19T17:38:59Z-
dc.date.issued2018-04-19-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.citationFERREIRA, Liliane Carneiro dos Santos. Cenários da ópera na imprensa carioca: cultura, processo civilizador e sociedade na Belle Époque (1889-1914). 2017. xvii, 692 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31687-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese de doutorado objetivou estudar, tomando como referencial teórico os conceitos trabalhados no âmbito da História Cultural, a ópera no Rio de Janeiro no período entre 1889 e 1914, compreendido pelo que se convencionou denominar Belle Époque, enfatizando seu período republicano. A partir da compilação de informações relativas às apresentações de companhias líricas, companhias de teatro musicado de outros gêneros que traziam óperas em seus repertórios, e também de alguns espetáculos promovidos por iniciativas amadoras, buscamos compreender o espaço da ópera dentre as atividades artísticas que ocorriam na cidade. Ainda tomando as críticas, crônicas e textos opinativos de intelectuais ligados à crítica de arte nos periódicos da época, intentamos perceber os múltiplos significados a ela associados, de maneira a procurar fornecer algumas explicações para a realização de tantas temporadas líricas em um período em que o Brasil, especialmente sua capital, passava por crises que seriam, a princípio, empecilhos para a promoção de espetáculos caros. Percebemos que, a depender dos grupos de atores envolvidos – empresários, artistas, público, críticos – havia sentidos específicos atribuídos à ópera, os quais procuramos destacar e analisar, compreendendo ainda a importância desse gênero músico-teatral para a difusão de projetos civilizatórios que então tomavam forma naquele momento, e que tinham como veículo privilegiado a imprensa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCenários da ópera na imprensa carioca : cultura, processo civilizador e sociedade na Belle Époque (1889-1914)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordÓperapt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordBelle Époquept_BR
dc.subject.keywordTeatro musicalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis aims to study, taking as a theoretical reference the concepts adopted by Cultural History, the opera in Rio de Janeiro between 1889 and 1914, understood by what is known as belle époque, emphasizing its republican period. From the compilation of information about the performances of opera companies, music theater companies from other genres that brought operas in their repertoires, and also from some concerts promoted by amateur initiatives, we sought to understand the space of opera among the artistic activities that took place in the City. Taking criticisms, chronicles and opinion pieces of intellectuals linked to art review in the periodicals of the time, we try to perceive the multiple meanings associated with it, in order to provide some explanations for the accomplishment of so many lyrical seasons in a period in which Brazil, especially its capital, was experiencing crises that were, at first, obstacles to the promotion of expensive recitals. We perceive that depending on the groups of actors involved - entrepreneurs, artists, audiences, critics - there were specific senses attributed to the opera, which we tried to highlight and analyze, also understanding the importance of this musical-theatrical genre for the diffusion of civilizational projects that took shape at that moment, and had the press as a prime vehicle.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
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