http://repositorio.unb.br/handle/10482/31692
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_EdilanKelmaNascimentoSousa.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Práticas discursivas no letramento de mulheres idosas : resgate de cidadania |
Autor(es): | Sousa, Edilan Kelma Nascimento |
Orientador(es): | Silva, Denize Elena Garcia da |
Assunto: | Idosos - condições sociais Cidadania Análise do discurso Letramento - avaliação |
Data de publicação: | 19-Abr-2018 |
Data de defesa: | 19-Dez-2017 |
Referência: | SOUSA, Edilan Kelma Nascimento. Práticas discursivas no letramento de mulheres idosas: resgate de cidadania. 2017. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esta dissertação resulta de uma pesquisa integrada à Rede Latino-Americana de Estudos do Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD), por meio do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (REDLAD – Brasil). Trata-se de um desdobramento do projeto “Meu nome, minha identidade”: das práticas discursivas aos eventos de letramento voltados para adolescentes e pessoas idosas (UnB/CNPq/DGP), coordenado pela professora Dra. Denize Elena Garcia da Silva, líder da REDLAD no Brasil. O estudo se caracteriza em uma pesquisa qualitativa (descritiva e interpretativa) em razão da natureza dos dados pesquisados. Embora a pesquisa não se configure como etnográfica no sentido estruturado, o caminho selecionado voltado para o trabalho no campo foi balizado pela etnografia. O objetivo central é investigar as representações linguístico-discursivas voltadas para o letramento de idosos em situação de exclusão social com vistas a desenvolver práticas sociais que atendam ao propósito da comunidade pesquisada e ao fortalecimento de suas cidadanias. Analiso os discursos de pessoas da terceira idade, construídos em dois espaços diferentes. De um lado, um contexto de pobreza na periferia do DF (a Cidade Estrutural), onde vivem as colaboradoras da pesquisa ora apresentada. De outro, um contexto institucionalizado e de poder, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que elas visitaram pela primeira vez. A pesquisa ancora-se nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC), baseada principalmente em abordagens de Fairclough (2001; 2003) Chouliaraki e Fairclough (1999) e na Linguística Sistêmico Funcional (LSF) na proposta de Halliday e Mathiessen (2004). Os relatos selecionados significam dados em consonância com o pensamento de Fairclough (2001), para quem o discurso constitui uma forma de prática social. Para a análise da interioridade da língua, utilizei a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de base hallidayana, que também leva em conta as escolhas, as opções, as necessidades, bem como os propósitos dos falantes, o que se reflete na exterioridade da linguagem. Balizado pelo objetivo da pesquisa em prol do resgate da cidadania, o estudo nos mostrou que, ao abrir outros espaços, sobretudo, no Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal da Democracia, foi possível denotar o começo da conscientização das idosas em relação a conceitos como o voto, a cidadania e a democracia, pois os textos revelaram que as práticas discursivas que vivenciaram serviram de empoderamento, fortalecimento e resgate empírico da cidadania de cada uma das idosas em particular. |
Abstract: | This dissertation is part of an integrated research of the Latin American Discourse Studies of Extreme Poverty (REDLAD) through the Brazilian Group of Discourse, Poverty and Identity Studies. It is part of a larger project called "My name, my identity": from discursive practices to literacy events for teenagers and senior citizens (DP CNPq), coordinated by Professor Denize Elena Garcia da Silva (PhD), leader of REDLAD in Brazil. The research is based on a qualitative research paradigm (descriptive and interpretative), due to the nature of the data researched. Although the research does characterize itself as a full ethnography, the selected path towards the fieldwork was marked by ethnographic work. The main objective is to investigate the linguistic-discursive representations focusing on literacy of senior citizens living in social exclusion situations, aiming at developing social practices that meet the expectations of the community under investigation, as well as at strengthening their citizenship. Therefore, I analyze the narratives of the senior citizens, gathered from two different contexts. On the one hand, a context of poverty in the outskirts of the DF (Cidade Estrutural), where the collaborators of the research live. On the other hand, an institutionalized and empowered context, the Higher Electoral Tribunal (TSE), which they visited for the first time. The research is based on the assumptions of Critical Discourse Analysis (ADC), based mainly on the approaches of Fairclough (2001; 2003), Chouliaraki & Fairclough (1999) and Systemic Functional Linguistics (LSF) as proposed by Halliday and Mathiessen (2004). The selected narratives are in line with Fairclough's (2001) thinking, for whom speech is a form of social practice. For the analysis of the interiority of language, Functional Systemic Linguistics (LSF) based hallidayana was used, which also takes into account the choices, the options, the needs, as well as the purposes of the speakers, which is reflected in the exteriority of the language. Based on the objective of the research towards promoting citizenship, the study showed that by visiting other places, specifically the Superior Electoral Court, it was possible to observe the beginning of the elderly women's awareness of concepts such as voting, citizenship, as well as democracy, since the narratives analysis revealed that the discursive practices they experienced served as empowerment, strengthening and rescue of citizenship. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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