http://repositorio.unb.br/handle/10482/31698
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_DaniellaMariaBarandierToscano.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Diplomacia pública, Soft power e influência dos Estados Unidos no Brasil : o programa Fulbright e a cooperação educacional (1957-2010) |
Autor(es): | Toscano, Daniella Maria Barandier |
Orientador(es): | Penna Filho, Pio |
Assunto: | Diplomacia pública Política externa - Estados Unidos Intercâmbio educacional Bolsas de estudos |
Data de publicação: | 19-Abr-2018 |
Data de defesa: | 11-Dez-2017 |
Referência: | TOSCANO, Daniella Maria Barandier. Diplomacia pública, Soft power e influência dos Estados Unidos no Brasil: o programa Fulbright e a cooperação educacional (1957-2010). 2017. 304 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar o funcionamento do Programa Fulbright como instrumento da diplomacia pública dos Estados Unidos, a partir de 1946, e a sua atuação no Brasil, entre 1957 e 2010. Criado em 1946, o Programa Fulbright foi desenhado como uma ação voltada à promoção do intercâmbio educacional dos Estados Unidos com diversos países, sendo especialmente dedicado aos acadêmicos em geral - professores, pesquisadores e estudantes - mas também a artistas e professores dos níveis fundamental e médio. Ao serem laureados com bolsas de estudos que lhes davam a oportunidade de vivenciar a “civilização” norte-americana em sua plenitude, os estrangeiros seriam sensibilizados pelos valores democráticos e liberais que formam a visão de mundo da sociedade daquele País. O funcionamento do Programa se inspirou, desde os seus primórdios, no pressuposto de que um melhor conhecimento dos valores americanos, pela experiência de vivenciar o estilo de vida e de formação em universidades norte-americanas, seria instrumento precioso na formação de líderes e formadores de opinião; enquanto Washington agia internacionalmente em nome desses valores. Esse estudo se volta ao esclarecimento do Programa, como instrumento do soft power dos Estados Unidos, por meio da construção da sua ação de diplomacia pública. Em funcionamento no Brasil desde 1957, o Programa Fulbright, por intermédio da sua Comissão, teve atuação intensa na promoção do entendimento mútuo entre os dois países, mas também se posicionou como um importante parceiro do governo brasileiro no desenvolvimento de suas políticas de fomento científico e de formação de excelência de recursos humanos. |
Abstract: | This work aims to investigate the functioning of the Fulbright Program as an instrument of the United States public diplomacy, from 1946, focusing on its operations in Brazil - between 1957 and 2010. Created in 1946, the Fulbright Program has been designed as an action aimed at promoting US educational exchange with several countries and is mainly dedicated to academic groups - professors, researchers and students - but also artists and teachers of the elementary and intermediate levels. The foreign nationals had the opportunity to experience the American "civilization" in its fullness, and these people would be sensitized with the democratic and liberal values that form the worldview of American society. Since the beginning of the Program, its operation has been based on the assumption that a better knowledge of American values, through the experience of the lifestyle and by training in American universities, would be a valuable tool in training leaders and opinion makers; while Washington acted internationally on behalf of these values. This study is about the clarification of the Program as an instrument of soft power of the United States, through the construction of its public diplomacy action. Operating in Brazil since 1957, the Fulbright Program, through its Commission, has been active in promoting mutual understanding between the two countries but also positioned itself as a major partner of the Brazilian government in developing its scientific support policies and training of human resources excellence. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Relações Internacionais (IREL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.