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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Eliana dos Reis-
dc.contributor.authorOliveira, Fábio de-
dc.date.accessioned2018-04-25T18:45:30Z-
dc.date.available2018-04-25T18:45:30Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.date.submitted2017-02-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábio de. A produção e utilização de vídeos redublados como ferramenta mediadora no Ensino de Física. 2017. xi, 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31732-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido pelo autor junto aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no qual se discutiu a produção e utilização de vídeos redublados com teor científico e seu compartilhamento por meio da web no site YouTube. O trabalho visa compreender a articulação entre o conhecimento tecnológico na remixagem de vídeos e os seus respectivos elementos didáticos, a fim de demonstrar se a produção e a utilização de vídeos redublados contribuem no processo do aprendizado dos fenômenos físicos básicos da eletrostática. A ação fundamenta-se na metodologia de projetos onde os estudantes saem da passividade do modelo tradicional de ensino e por meio de estratégias de pesquisa, desenvolvem atitudes de cooperação mútua e percebem o sentido e o significado do conhecimento para a sua vida. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, descritiva, que revelou, por meio dos relatos dos estudantes e dados mensurados de sondagens, indícios do potencial didático do processo de remixagem de vídeos para a aprendizagem. Verifica-se após a aplicação da metodologia, uma mudança de postura tanto do professor quanto dos estudantes que passaram a utilizar as ferramentas tecnológicas com maior desenvoltura, criatividade e autonomia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção e utilização de vídeos redublados como ferramenta mediadora no Ensino de Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe production and use of reduced videos as a mediating tool in Physical Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordVídeos educativospt_BR
dc.subject.keywordEletrostáticapt_BR
dc.subject.keywordYouTubept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work was developed by the author with the students of the third year of High School, in which the production and use of videos with scientific content and their sharing through the web on the YouTube site were discussed. This work aims to understand the articulation between the technological knowledge in the remixing of videos and their respective didactic elements, to demonstrate if the production and the use of videos redublados contribute in the learning process of the basic physical phenomena of electrostatics. The action is based on the methodology of projects where the students leave the passivity of the traditional model of education and through research strategies, develop attitudes of cooperation and perceive the meaning and meaning of knowledge for their life. The methodology used was a qualitative, descriptive research that revealed, through student reports and measured data from surveys, evidence of the didactic potential of the process of remixing videos for learning. It is verified after the application of the methodology, a change of posture both teacher and of the students who started to use the technological tools with greater ease, creativity and autonomy.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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