http://repositorio.unb.br/handle/10482/31744
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EVENTO_AcervosaudiovisuaisemBrasília-Imagem,memóriaeinformação.pdf | 376,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Acervos audiovisuais em Brasília : imagem, memória e informação |
Outros títulos: | Audiovisual collections in Brasilia city : image, memory and information |
Autor(es): | Manini, Miriam Paula |
Assunto: | Recursos audiovisuais Informação Memória Preservação |
Data de publicação: | 2015 |
Referência: | MANINI, Miriam Paula. Acervos audiovisuais em Brasília: imagem, memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2015. Disponível em:<http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/265 6/1230>. Acesso em: 22 nov. 2015. |
Resumo: | Esta comunicação apresenta o andamento do projeto “Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que está mapeando a produção e a acumulação de registros audiovisuais no Distrito Federal, abrangendo a cidade de Brasília, nesta primeira fase. A escassez de pesquisa desta natureza na região escolhida, a importância crescente dos acervos imagéticos e a necessidade de conhecer e dar a conhecer a produção e a acumulação fotográfica e fílmica apontada justificam a empreitada. Além do objetivo maior de proceder a um mapeamento, os objetivos específicos dividem-se em: levantamento dos acervos fotográficos e fílmicos existentes em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, informação e memória da região escolhida; identificação de acervos particulares relacionados à memória local; diagnóstico do estado físico de conservação bem como do tratamento do conteúdo informacional dos itens; observação da forma como os profissionais colaboram com a salvaguarda dos materiais. Os procedimentos metodológicos compreendem: apropriação de bibliografia básica sobre os temas elencados no referencial teórico (imagem, fotografia, cinema, preservação, história oral, memória, patrimônio, entre outros); constituição de instrumentos de pesquisa: roteiros, questionários, entrevistas, listas de tópicos para abordagem junto aos produtores e/ou responsáveis pelos acervos etc.; elaboração de um cronograma de equipes/visitas; identificação e contato com profissionais da informação, representantes da sociedade civil, representantes do poder público local, fotógrafos e cineastas; visitas aos locais escolhidos para levantamento e diagnóstico dos acervos. Partindo destes pressupostos e os aplicando na pesquisa apresentada, estamos atingindo alguns resultados: produção de um mapa dos acervos audiovisuais da região estudada, incluindo o diagnóstico de seu estado de conservação física e de preservação intelectual; dados sobre a memória e a cultura audiovisual local; e registros fotográficos e fílmicos digitais dos procedimentos. |
Abstract: | This paper presents the progress of the project "Audiovisual Documents, Information and Memory: identification of photographic and filmic collections at Distrito Federal", suported by Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, which is mapping the production and accumulation of audiovisual records at Distrito Federal, covering the city of Brasilia, in this first phase. The lack of research of this nature in the chosen region, the growing importance of imagery collections and the need to meet and get to know the production and photographic and filmic accumulation pointed justify the project. In addition to the larger goal of making a mapping, the specific objectives are divided into: a survey of photographic and filmic collections existing in archives, libraries, museums and documentation, information and memory centers of the selected region; identifying private collections related to local memory; diagnosis of the physical condition and the treatment of the information content of the items; observation of how professionals work with the protection of materials. The methodological procedures include: basic bibliography about the subjects listed in theoretical references (image, photography, cinema, preservation, oral history, memory, heritage etc.); creation of research instruments: scripts, questionnaires, interviews, lists of topics to approach with producers and/or guardians of collections etc.; preparation of a schedule of teams/visits; identification and contact with information professionals, representatives of civil society, representatives of local government, photographers and filmmakers; visits to places chosen for survey and diagnosis of collections. Based on these assumptions and applying the research presented, we are reaching some results: the production of a map of audiovisual collections about the chosen area, including the diagnosis of their state of physical conservation and intellectual preservation; data memory and the local audiovisual culture; and photographic records and digital filmic procedures. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Evento realizado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de João Pessoa (PPGCI/UFPB). |
Licença: | XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, publicar e compartilhar disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/265 6/1230. Acesso em: 22 nov. 2015. |
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