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Título: “Metamorfose ambulante” : proposta de um professor no exercício de sua prática em sala ambiente no ensino fundamental
Autor(es): Peixoto, Daniel Bispo
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Experimentação
Data de publicação: 9-Mai-2018
Referência: PEIXOTO, Daniel Bispo. “Metamorfose ambulante”: proposta de um professor no exercício de sua prática em sala ambiente no ensino fundamental. 2017. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho surge a partir da minha inquietação em promover uma aprendizagem de Ciências que fosse significativa para estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental. Sob a forma de uma “metamorfose ambulante”, verifica-se não só uma trajetória de mudanças, mas também de que forma a utilização da experimentação demonstrativo-investigativa pode contribuir no processo de melhoria da prática docente. Esta pesquisa analisa o processo de transformação da sala de aula e do laboratório em sala ambiente, e tem como objetivo dar suporte ao professor que deseja realizar experimentação de baixo custo, tornando as aulas de Ciências/Química mais participativas e instigadoras. Silva, Machado e Tunes (2010) indicam o desenvolvimento de atividades demonstrativo-investigativas e Sônia Penin (1997), por sua vez, contribui com reflexões sobre a efetividade da sala ambiente. Esta dissertação utilizou como metodologia de pesquisa um estudo de caso com pesquisa qualitativa segundo Chizzotti (2003) e Bauer (2014). Ainda, segundo Haguete (1997), foi realizada uma enquete com 21 itens a partir da Escala Likert em uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A articulação dessas teorias metodológicas e análise dos dados apresentados, além da melhoria dos resultados dos alunos constroem a minha interpretação. Por fim, o texto que se apresenta fundamenta-se em acompanhar no desenvolvimento de uma metamorfose que se desenrola em dois aspectos fundamentais: na prática docente do professor de Ciências ocorrida concomitantemente com a implantação da sala ambiente, os quais contribuíram para um aprendizado de Ciências/Química mais efetivo por parte dos estudantes.
Abstract: The motivation for this study arose from my concern on how to promote meaningfully the learning of Science in students of the Ninth Year of Basic Education. By outlining a “walking metamorphosis”, we verified not only a trajectory of changes, but also in what way the use of demonstrative-investigative experimentation can contribute to the process of improving teaching practices. This research analyzed the process of transformation of classrooms and laboratories into the an environment room, and it aimed to support teachers who wishe to carry out low-cost experimentations, making Science/Chemistry lessons more participative and innovative. Silva, Machado and Tunes (2010) indicated the development of demonstrative-investigative activities, and Sônia Penin (1997), in turn, contributed with reflections on the effectiveness of the environment room. The research methodology used in this dissertation was a case study with qualitative research, according to Chizzotti (2003) and Bauer (2014). In addition, according to Haguete (1997), we carried out a survey with 21 items taken from the Likert Scale in a virtual learning environment (VLE) platform. I built my interpretation based on the articulation of these methodological theories, the analysis of the data presented, and the improvement of the students’ results. Lastly, the text presented here was built upon accompanying the development of a metamorphosis with two fundamental aspects: the teaching practices of the Science teacher occurring concomitantly with the implementation of the environment room, both of which contributed to a more effective learning of Science/Chemistry by students.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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