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Título: Efeitos de um programa de prevenção à violência no namoro
Outros títulos: Effects of a dating violence prevention program
Efectos de un programa de prevención de la violencia en el noviazgo
Autor(es): Murta, Sheila Giardini
Moore, Rafael Alberto
Miranda, Ana Aparecida Vilela
Cangussú, Eudes Diógenes Alves
Santos, Karine Brito dos
Bezerra, Karinne Leissa Torres
Veras, Lydia Galdino
Assunto: Violência - prevenção
Conscientização social
Namoro
Data de publicação: Ago-2016
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: MURTA, Sheila Giardini et al. Efeitos de um programa de prevenção à violência no namoro. Psico-USF, Itatiba, v. 21, n. 2, p. 381-393, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200381&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210214.
Resumo: Este estudo avaliou os efeitos de uma intervenção para prevenção à violência no namoro sobre intenções de enfrentamento a esse tipo de violência, dificuldades em regulação das emoções e endosso a normas tradicionais de papéis de gênero masculino. Participaram 45 adolescentes, alocados não randomicamente em um grupo experimental (N = 21) e um grupo controle (N = 24). A intervenção compreendeu nove sessões focadas em informações sobre violência no namoro, habilidades sociais, tomada de decisão, papéis de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e empoderamento. Análises intra e entre grupos revelaram redução significativa em crenças que apoiam a restrição emocional como característica masculina no grupo experimental, ao passo que intenções de enfrentamento à violência no namoro e regulação emocional não sofreram mudanças significativas em nenhum dos grupos. Contudo, avaliações qualitativas evidenciaram a prática extrassessão de habilidades de autocontrole e expressão emocional, assertividade e empatia. Novos estudos, principalmente longitudinais, são recomendados para elucidar esses resultados.
Abstract: This study evaluated the effects of a dating violence prevention intervention on intentions of coping with this type of violence, difficulties in regulating emotions and endorsement of traditional male gender norms. There were 45 adolescent participants, not randomly placed in an experimental group (N = 21) and a control group (N = 24). The intervention encompassed nine sessions focused on information about dating violence, social skills, decision making, sexual and reproductive rights, and empowerment. Analyses intra and between groups had shown significant reduction in beliefs that supported emotional restriction as a masculinity characteristic in the experimental group, whereas the intentions of coping with dating violence and emotional regulation had not suffered significant changes in any of the Groups. However, qualitative evaluations had evidenced the external practice of self-control and emotional expression skills, assertiveness and empathy. New studies, mainly longitudinal, are recommended to elucidate these results.
Resumen: Este estudio evaluó los efectos de una intervención para la prevención a la violencia en el noviazgo sobre cómo hacer frente a tales intenciones de violencia, dificultades en la regulación de las emociones y aprobación de normas tradicionales de roles de género masculino. Participaron 45 adolescentes, no asignados no aleatoriamente en un grupo experimental (N = 21) y un grupo de control (N = 24). La intervención consistió en nueve sesiones que se centraron en información sobre violencia en el noviazgo, habilidades sociales, toma de decisiones, roles de género, derechos sexuales y reproductivos y en la potenciación. Análisis intra y entre grupos revelaron una reducción significativa en las creencias que apoyan la restricción emocional como característica masculina en el grupo experimental, mientras que las intenciones de enfrentamiento a la violencia en el noviazgo y la regulación emocional no sufrieron cambios significativos en ninguno de los grupos. Pese a eso, las evaluaciones cualitativas mostraron la práctica externa al período de las sesiones de habilidades de autocontrol y expresión emocional, asertividad y empatía. Son recomendados nuevos estudios, principalmente longitudinales, para esclarecer estos resultados.
Licença: Psico-USF - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200381&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 out. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210214
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