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Título: Configuração espacial e mobilidade urbana : um estudo de caso do Distrito Federal
Outros títulos: Space configuration and urban mobility : a case study of the Federal District
Configuración espacial y movilidad urbana : un estudio de caso del Distrito Federal
Configuration spatiale et mobilité urbaine : une étude de cas du District Fédéral
Autor(es): Gonçalves, Péterson Dayan Machado
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Planejamento urbano
Sintaxe espacial
Transportes
Segregação urbana
Configuração urbana
Data de publicação: 10-Mai-2018
Referência: GONÇALVES, Péterson Dayan Machado. Configuração espacial e mobilidade urbana: um estudo de caso do Distrito Federal. 2018. xix, 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A mobilidade urbana é um dos principais problemas nas grandes cidades contemporâneas, conforme já relatara Eduardo de Vasconcellos, e que vem se agravando no Brasil pela falta de planejamento e projetos adequados para acompanhar a evolução do processo de urbanização, como ressalta Frederico de Holanda. Embora a literatura descreva diversas teorias, metodologias e técnicas, para apontar os problemas das grandes cidades, o repertório empírico para medir o desempenho da mobilidade é ainda uma matéria complexa e de difícil compreensão, principalmente quando levamos em consideração o bem-estar e a qualidade de vida da população. Esta pesquisa se propôs então analisar a relação entre a configuração do espaço urbano e as principais variáveis que afetam o desempenho da mobilidade urbana, como a densidade, compacidade, integração e conectividade. A Sintaxe Espacial foi utilizada como metodologia da teoria da lógica social do espaço de Bill Hillier e Julienne Hanson, para analisar os efeitos da configuração espacial na mobilidade urbana, sendo levantados os dados, indicadores e índices nos principais órgãos de pesquisa em um único Modelo Urbano Integrado. Assim foi realizada a construção de mapas temáticos por meio de análise multicritério, com o software QGIS, e selecionadas as variáreis significativas por meio de correlações estatísticas, de acordo com George Casella e Roger Berger. Como resultado desta avaliação configuracional do espaço, foi possível estabelecer critérios objetivos para avaliar as condições existentes de forma automática e simplificada. Com isso, identificouse, por exemplo, que 68% das vias mais integradas do sistema viário do Distrito Federal, fazem parte do itinerário dos ônibus pertencentes ao sistema de transporte público coletivo, além de medir o desempenho da cobertura das rotas de ônibus, que não oferecem acessibilidade a 17% da população urbana da capital brasileira. Desta forma, este estudo identificou diversas variáveis da configuração espacial que se correlacionam estatisticamente com o sistema de mobilidade urbana, possibilitando a medição do seu desempenho e, pela Sintaxe Espacial, visualizá-lo neste sistema complexo, cujo método, pode facilmente ser replicado nas cidades de todo o mundo.
Abstract: Urban mobility is one of the main problems in large contemporary cities, as Eduardo de Vasconcellos has already pointed out, which has been aggravated in Brazil by the lack of adequate design and planning to match the evolution of the urbanization process, as pointed out by Frederico de Hollanda. Although the literature describes several theories, methods and techniques to identify the problems of large cities, the empirical repertoire for measuring the performance of mobility is still a complex subject and difficult to understand, especially when we take into account the welfare and quality of population life. The purpose of this research was analyzing the relationship between the urban space configuration and the main variables that affect the performance of urban mobility, such as density, compactness, integration, and connectivity. Space Syntax was used as a methodology of The Social Logic of Space theory of architecture and urbanism by Bill Hillier and Julienne Hanson to analyze the effects of the spatial configuration on urban mobility, and collected data, indicators and indexes regarding the main research entities in a single Integrated Urban Model. Thus, thematic maps were prepared using multicriteria analysis with QGIS software, and significant variables were selected through statistical correlation, according to George Casella and Roger Berger. As a result, it was identified, for instance, that 68% of the most integrated streets in the Federal District's road system are part of the bus route of the public transit system, in addition to measuring the performance of bus routes, that do not offer accessibility to 17% of the urban population of the Brazilian capital. In this way, this study identified several variables of the spatial configuration that correlate statistically with the urban mobility system, allowing the measurement of its performance and, by Space Syntax, to visualize it in this complex system, whose method can easily be replicated in cities around the world.
Resumen: La movilidad urbana es uno de los principales problemas en las grandes ciudades contemporáneas, como ya había relatado Eduardo de Vasconcellos, y que viene agravándose en Brasil por la falta de proyectos y una planificación adecuada para acompañar la evolución del proceso de urbanización, así como resalta Frederico de Holanda. Aunque la literatura describe varias teorías, metodologías y técnicas para señalar los problemas de las grandes ciudades, el repertorio empírico para medir el desempeño de la movilidad es todavía una materia compleja y de difícil comprensión, principalmente cuando se busca el bienestar y la calidad de vida de la población. Esta investigación tuvo por objeto analizar la relación entre la configuración del espacio urbano, con las principales variables que afectan el desempeño de la movilidad urbana, como la densidad, compacidad, integración y conectividad. La Sintaxis Espacial fue utilizada como metodología de la teoría de la lógica social del espacio de Bill Hillier y Julienne Hanson, para analizar los efectos de la configuración espacial en la movilidad urbana, donde los datos, indicadores e índices se obtuvieron en los principales organismos de investigación, formando un único Modelo Urbano Integrado. Así, los mapas temáticos se construyeron por medio de análisis multicriterio, con el software QGIS, y se seleccionaron variables significativas mediante correlaciones estadísticas, de acuerdo con George Casella y Roger Berger. Como resultado de esta evaluación configuracional del espacio, fue posible establecer criterios objetivos para evaluar las condiciones existentes de forma automática y simplificada. Con ello, se identificó, por ejemplo, que el 68% de los caminos más integrados del sistema vial del Distrito Federal, son parte del itinerario de los autobuses pertenecientes al sistema de transporte público, además de medir el desempeño de la cobertura de las rutas de autobuses, que no ofrecen accesibilidad al 17% de la población urbana de la capital brasileña. De esta forma, este estudio identificó diversas variables de la configuración espacial que se correlacionan estadísticamente con el sistema de movilidad urbana, posibilitando la medición de su desempeño y, por la Sintaxis Espacial, visualizarlo en este complejo sistema, cuyo método, puede fácilmente ser replicado en las ciudades de todo el mundo.
Résumé: La mobilité urbaine est l'un des principaux problèmes dans les grandes villes contemporaines, comme l'a déjà signalé Eduardo de Vasconcellos, qui s'est aggravé au Brésil par le manque de projets et de planification adéquate pour accompagner l'évolution du processus d'urbanisation, comme l’a souligné Frederico de Hollanda. Bien que la littérature décrive plusieurs théories, méthodes et techniques, pour mettre en évidence les problèmes des grandes villes, le répertoire empirique pour mesurer la performance de la mobilité est encore à comprendre la matière complexe et difficile, surtout lorsque l'on considère le bien-être et de la qualité de la vie de la population. Le but de cette recherche était d'analyser la relation entre la configuration de l'espace urbain, avec les principales variables qui affectent la performance de la mobilité urbaine, telles que la densité, la compacité, l'intégration et la connectivité. La Syntaxe Spatiale a été utilisée comme une méthodologie de la théorie de la logique sociale de l’espace par Bill Hillier et Julienne Hanson, pour analyser les effets de la configuration spatiale sur la mobilité urbaine, où les données, indicateurs et indices ont été collectés dans les principales entités de recherche dans un seul modèle urbain intégré. Ainsi, les cartes thématiques ont été construites grâce à l'analyse multicritère, avec le logiciel QGIS, et les variables significatives ont été sélectionnées par des corrélations statistiques, selon George Casella et Roger Berger. À la suite de cette évaluation configurationnelle de l'espace, il a été possible d'établir des critères objectifs pour évaluer les conditions existantes de manière automatique et simplifiée. Avec cela, il a été identifié, par exemple, que 68% des routes les plus intégrées du réseau routier du District Fédéral font partie de la route des bus appartenant au système de transport public, en plus de mesurer la performance de couverture des routes des bus, qui n'offrent pas l'accessibilité à 17% de la population urbaine de la capitale brésilienne. Ainsi, cette étude a identifié plusieurs variables de configuration spatiale qui sont en corrélation statistiquement avec le système de mobilité urbaine, ce qui permet la mesure de leur performance par la Syntaxe Spatiale, vue dans ce système complexe, la méthode peut facilement être reproduit dans les villes de partout dans le monde.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31815
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