http://repositorio.unb.br/handle/10482/31901
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_AloísiodosSantosJúnior.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O gasto com alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal e sua relação com desempenho escolar |
Outros títulos: | The spending on high school students of the Federal District public network and its relation with school performanc |
Autor(es): | Santos Júnior, Aloísio dos |
Orientador(es): | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto: | Educação Gasto público Desempenho escolar Gasto da educação |
Data de publicação: | 16-Mai-2018 |
Data de defesa: | 20-Fev-2018 |
Referência: | SANTOS JÚNIOR, Aloísio dos. O gasto com alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal e sua relação com desempenho escolar. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A educação é matéria de suma importância, não só por seus aspectos sociais, mas como também por fatores econômicos. Considerada tal relevância, o poder público costuma destinar parcelas substanciais de seus orçamentos para o setor, todavia, dada a escassez de recursos, diante de tantas demandas da população por melhores serviços públicos e levando em consideração que nem sempre é possível implementar mecanismos que proporcionem o aumento da receita ou a diminuição de serviços já ofertados, a gestão consciente e eficiente dos gastos tem sido cada vez mais apontada como solução viável para a questão, principalmente em tempos de crise fiscal. Assim como ocorre com outros entes da federação, o Governo do Distrito Federal tem enfrentado nos últimos anos dificuldades para honrar seus compromissos financeiros com empresas fornecedoras e com servidores públicos, bem como para realizar novos investimentos, dada sua delicada situação financeira, o que o leva ao grande desafio de encontrar meios que melhorem esse quadro atual. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o gasto realizado com alunos do ensino médio em cada escola da rede pública do Distrito Federal no ano de 2015 e a relação desse gasto com desempenho escolar, utilizando para tal as bases de dados obtidas junto ao Inep – Resultados do ENEM e Censo Escolar – além, da base inédita, Gastos por Aluno, construída pelo autor a partir de informações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os resultados encontrados após a aplicação dos métodos: Análise Envoltória de Dados (DEA) e Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), demonstraram, como principais resultados, a existência de correlação entre o gasto e o desempenho escolar, ainda que de forma aparentemente fraca, e apontaram também que escolas com gastos mais elevados tendem a ter maior escore de eficiência e que unidades localizadas em área rural teriam maiores dificuldades em reduzir sua ineficiência. Este estudo constatou ainda, que cerca de 95% dos gastos das escolas estão relacionados com folha salarial, tanto de professores quanto de pessoal das áreas de atividade-meio, e ainda que escolas com quantidades reduzidas de alunos matriculados, geralmente, apresentam custos mais elevados. Espera-se assim que este trabalho venha a contribuir com ações governamentais futuras que visem a melhoria da qualidade do gasto público, bem como a elaboração e reestruturação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação, principalmente no âmbito do Distrito Federal. |
Abstract: | The education is a matter of great importance, not only because of social aspects, but also because of economic factors. Considered this importance, the public power usually allocates substantial portions of its budgets to the sector, however, given the scarcity resources and the population's demands for better public services and taking into account that it is not always possible to implement mechanisms that provide the increase in revenue or decrease in services already offered, conscious and efficient management of expenditures has been increasingly indicated as a viable solution to the issue, especially in times of fiscal crisis. As in the case of other federal entities, the Federal District Government has faced difficulties in recent years to honor its financial commitments to suppliers and public servants, as well as to make new investments, given it is financial situation delicate, to the great challenge of finding means to improve this current situation. In this context, the present research had the objective of analyzing the expenditures made high school students in each network public school at Federal District in the year of 2015 and the relation of spending with school performance, using the databases obtained by Inep - ENEM and School Census – besides that unpublished database, Expenditures Per Pupil, built by the author based on information from the State of Education at Federal District. The results found, from the application of the Data Envelopment Analysis (DEA) and Ordinary Least Squares (OLS) methods, showed, as main results, the existence about a correlation between spending and school performance, albeit apparently weak, and also pointed out that schools with higher expenditures tend to have a higher efficiency score and that units located in rural areas would have greater difficulties in reducing their inefficiency. This study was verified that about 95 per cent of spending schools are related with wage bill such as teachers as people of middle activity area, and even though schools with small numbers of enrolled students usually have higher costs. It is hoped that this work will contribute to the future governmental actions aimed at improving the quality of public spending, as well as the elaboration and restructuring of public policies aimed at the development of education, especially inside Federal District. |
Resumen: | La educación es materia de gran importancia, no sólo por sus aspectos sociales, sino también por factores económicos. Considerada tal relevancia, el poder público suele destinar parcelas sustanciales de sus presupuestos para el sector, sin embargo, dada la escasez de recursos, ante tantas demandas de la población por mejores servicios públicos y teniendo en cuenta que no siempre es posible implementar mecanismos que proporcionen el acceso el aumento de los ingresos o la disminución de servicios ya ofrecidos, la gestión consciente y eficiente de los gastos ha sido cada vez más apuntada como solución viable para la cuestión, principalmente en tiempos de crisis fiscal. Al igual que ocurre con otros entes de la federación, el Gobierno del Distrito Federal ha enfrentado en los últimos años dificultades para honrar sus compromisos financieros con empresas proveedoras y con servidores públicos, así como para realizar nuevas inversiones, dada su delicada situación financiera, lo que lo lleva al gran desafío de encontrar medios que mejoren ese cuadro actual. Ante este escenario, la presente investigación tuvo como objetivo analizar el gasto realizado con alumnos de la enseñanza media en las escuelas de la red pública del Distrito Federal en el año de 2015 y la relación del gasto con rendimiento escolar, utilizando para ello las bases de datos obtenidas junto al Inep - Resultados del ENEM y Censo Escolar - además, de la base inédita, Gastos por alumno, construida por el autor con informaciones de la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal. Los resultados encontrados, con la aplicación de los métodos: Análisis Envoltorio de Datos (DEA) y Mínimos Cuadrados Ordinarios (MCO), demostraron, como principales resultados, la existencia de correlación entre el gasto y el desempeño escolar, aunque de forma débil, y apuntaron también que escuelas con los gastos más altos tienden a tener mayor puntuación de eficiencia y que unidades localizadas em el área rural tendrían mayores dificultades em reducir su ineficiencia. El estudio constató además que cerca del 95% de los gastos de las escuelas están relacionados con los salários, de professores y de personal de áreas de actividad-medio, y aunque escuelas con cantidades reducidas de alumnos matriculados, generalmente, presentan costos mayores. Se espera que este trabajo contribuya con acciones gubernamentales futuras que tengan como objetivo la mejora de la calidad del gasto público, así como la elaboración y reestructuración de políticas públicas orientadas al desarrollo de la educación, principalmente en el ámbito del Distrito Federal. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31901 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.