Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31988
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlexHeribertoRojasAlvarado.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorRojas Alvarado, Alex Heriberto-
dc.date.accessioned2018-05-29T16:30:53Z-
dc.date.available2018-05-29T16:30:53Z-
dc.date.issued2018-05-29-
dc.date.submitted2018-02-05-
dc.identifier.citationROJAS ALVARADO, Alex Heriberto. Modelagem da satisfação produzida pelas características do ambiente construído nas viagens a pé. 2018. xiv, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31988-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação visa analisar a satisfação produzida pelas características do ambiente construído nas viagens a pé no Distrito Federal. Para tanto, esta pesquisa adaptou o modelo teórico de satisfação de Cao (2016) para conectar as características do ambiente construído preconizadas por Cervero et al., (2009) e a satisfação nas viagens a pé. Assim, com base nessas referências, a satisfação nas viagens a pé foi estimada por meio da utilização da modelagem com equações estruturais. Como variáveis do ambiente construído, foram utilizadas medidas de densidade populacional no local de residência dos entrevistados, diversidade de uso do solo na origem da viagem, disponibilidade de transporte público no local de residência, desenho urbano e destinos accessíveis no local de residência. Como variáveis de controle foram utilizadas variáveis socioeconômicas e domiciliares dos indivíduos e ainda como variáveis latentes usou-se a acessibilidade para caminhar, inconveniências para caminhar e satisfação nas viagens a pé. Como resultado principal desta pesquisa encontrou-se que nem todas as variáveis socioeconômicas e do ambiente construído influenciaram na satisfação das viagens a pé. No entanto, variáveis como a idade, renda, grau de instrução, diversidade do uso do solo, desenho urbano e disponibilidade do transporte público mostraram indícios para não rejeitar relação causal entre a satisfação nas viagens a pé e as características do ambiente construído.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem da satisfação produzida pelas características do ambiente construído nas viagens a pépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente construídopt_BR
dc.subject.keywordSatisfaçãopt_BR
dc.subject.keywordViagenspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31988-
dc.description.abstract1The present dissertation aims to analyze the level of satisfaction with built environment characteristics on walking in the Federal District-Brazil. The analysis adapted the theoretical satisfaction model from Cao (2016) to connect built environment characteristics cited by Cervero et al., (2009) and the level of satisfaction on walking. Thus, based on these references, satisfaction on walking was estimated using structural equations modeling. The model examines as variables of the built environment measures of population density at the place of residence, diversity of land use at the origin, distance to transit at the place of residence, urban design and destinations access at the place of residence. As control variables were also used the socioeconomic and household variables of individuals, and as latent variables the accessibility on walking, nuisance on walking and satisfaction on walking. The main result of this research shows that not all the socioeconomics variables and the built environment characteristics influenced satisfaction on walking. However, variables such as age, income, educational level, diversity, urban design and distant to transit, showed signs of not rejecting the causal relationship between satisfaction on walking and built environment characteristics.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.