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Título: Inovação colaborativa em empresas públicas : estudo de caso da experiência UnB-Correios
Autor(es): Oliveira, Tatianne Cristine Almeida de
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Inovação em serviços
Setor público
Empresas públicas
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Universidade de Brasília
Data de publicação: 29-Mai-2018
Referência: OLIVEIRA, Tatianne Cristine Almeida de. Inovação colaborativa em empresas públicas: estudo de caso da experiência UnB-Correios. 2017. xviii, 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A inovação colaborativa entre o setor público e as universidades demonstra potencial para benefício mútuo e melhora na prestação de serviços públicos. Nas empresas públicas, que possuem uma característica híbrida de prestação de serviço público e sustentabilidade mercadológica, este tipo de parceria pode ser positivo para seus resultados. Dessa forma, esta pesquisa analisou um caso de parceria entre a Universidade de Brasília e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para a geração de ideias inovadoras a problemas da Empresa. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores que contribuíram para a eficácia dessa colaboração visando o aperfeiçoamento da parceria e o incentivo de outras iniciativas do setor público. Para tanto, foram investigados os facilitadores e as barreiras à geração de ideias, a contribuição da ferramenta utilizada e o resultado da experiência para a Empresa – em termos de benefícios percebidos e implantação das inovações. O estudo de caso contou com a observação de dois laboratórios da parceria, grupos focais com os alunos participantes e entrevistas com os funcionários participantes e o patrocinador do projeto na Empresa, de forma que os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo à luz da teoria de inovação no setor público, colaboração universidade-indústria e especificidades das empresas públicas. Com os resultados obtidos, conclui-se que os achados em termos de facilitadores e barreiras estão também alinhados ao já percebido em colaborações universidade-indústria e em inovação do setor público, o que pode reforçar o caráter híbrido da Empresa Pública. As barreiras estão principalmente relacionadas a diferentes aspectos de dificuldades de comunicação entre os grupos, já os facilitadores abordam, além dos pontos positivos da comunicação, a importância do local e do tempo disponível. A ferramenta utilizada aparece como facilitador e barreira, sendo positiva sua atuação como roteiro e negativa a dificuldade de gestão de tempo, flexibilidade e deficiência na orientação inicial. Foi observado que os resultados para a Empresa foram satisfatórios em relação à geração de ideias de processos críticos para a sua sustentabilidade, à influência positiva para a implantação de uma cultura de inovação e à possibilidade de expansão da colaboração. A fim de superar as barreiras à geração e implementação de inovações, foi recomendada uma série de alterações na dinâmica da colaboração em que se inclui a expansão da colaboração para acompanhar todo o ciclo da inovação em parceria e fortalecer o projeto internamente na Empresa.
Abstract: The collaborative innovation between the public sector and the universities has potential to promote the mutual benefit and improved public services delivery. In public companies, which have hybrid characteristics of delivering public services and sustaining on the market, this type of partnership can be positive for its results. Thus, this research analyzed a case of partnership between Universidade de Brasília and Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, brazilian postal and telegraph company, for the generation of innovative ideas to the Company's problems. The objective of the study was to evaluate the factors that contributed to the effectiveness of this collaboration, so that the partnership could be improved and other public sector initiatives could be encouraged. In order to do so, were investigated: the drivers and barriers to idea generation, the contribution of the tool used and the result of the experience to the Company – in terms of perceived benefits and implementation of innovations. The case study was based on the observation of the two innovation laboratories, focus groups with the participating students and interviews with the participating employees and with the project sponsor in the Company, so that the collected data were analyzed through content analysis by the theory of innovation in the public sector, university-industry collaboration and specificities of brazilian public enterprises. With the results, it was possible to conclude that the drivers and barriers findings are both in line with what has already been perceived in university-industry collaborations and in public sector innovation, which may reinforce the hybrid nature of the Public Company. The barriers are mainly related to different aspects of difficulties in group communication, on the other hand, the drivers include – besides the good aspects of group communication –, resources available as place and time. The tool used is classified as driver and barrier, on a way that is positive its use as a script and negative its time management, flexibility and deficiency in initial orientation. In addition, it was noted that the results for the company were already satisfactory into idea generation to critical processes to Company's sustainability, positive influence for innovation culture implementation and the possibility of expanding collaboration. In order to overcome barriers to the innovation generation and implementation, a number of changes in the collaboration dynamics were recommended, including expanding collaboration to the entire innovation cycle and strengthening the project internally within the Enterprise.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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