Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32038
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoProgramaPsicoeducativo.pdf176,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EvaluationPsycho-educational.pdf175,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMurta, Sheila Giardini-
dc.contributor.authorRodrigues, Andréia Crispim-
dc.contributor.authorRosa, Isabela de Oliveira-
dc.contributor.authorPaulo, Silvia Guimarães de-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:08:52Z-
dc.date.available2018-06-04T15:08:52Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationMURTA, Sheila Giardini et al. Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012. ________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMURTA, Sheila Giardini et al. Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32038-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidadept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a psycho-educational parenthood transition programpt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de un programa psicoeducativo de transición para la parentalidadpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrevençãopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento domiciliarpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de programaspt_BR
dc.subject.keywordApegopt_BR
dc.subject.keywordViolência familiarpt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012. Acesso em: 27 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012pt_BR
dc.description.abstract1This paper describes a needs assessment and a process evaluation of a longitudinal support program to first-time parents. A couple participated in a longitudinal intervention, with nine home visits, focused on the development of parental skills and couple empowerment. The baby-parents interaction and the couple's reactions to the intervention were video recorded and afterwards registered into the Process Evaluation Protocol. Data analysis showed that the couple felt satisfied with the program and used the information and strategies received, with a positive impact on the dimensions of conjugality, better communication and interpersonal problem solving and parenthood, development of knowledge on the infant's development, change in beliefs related to violent parental educational practices and responsiveness in the relationship between the baby and the parents, besides lower parental stress. Replications of this study in bigger samples with follow-up evaluations are recommended.pt_BR
dc.description.abstract2La finalidad de este artículo fue evaluar un programa longitudinal de apoyo a la transición hacia la parentalidad mediante la evaluación de necesidades y proceso. Una pareja participó en una intervención longitudinal que constituye una serie de nueve visitas domiciliares, focalizadas en el desarrollo de habilidades parentales y empoderamiento de la pareja. Las interacciones padres-bebé y las reacciones de la pareja a la intervención fueron grabadas en video y posteriormente registradas en el protocolo de evaluación de proceso. El análisis de los datos demostró satisfacción de la pareja con el programa y la utilización de las informaciones y estrategias recibidas, con impacto positivo en las dimensiones de la conyugalidad, con mejor comunicación y solución de problemas interpersonales; y de la parentalidad, con la construcción de conocimientos sobre el desarrollo del bebé, cambios en creencias sobre las prácticas educativas parentales violentas, sensibilidad en la relación con el bebé y menor estrese parental. Se recomienda que el estudio sea reaplicado en muestras con más participantes y con evaluaciones de seguimiento.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.