Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabellaWanderleydeCerqueira.pdf7,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os pés da cidade : um estudo sobre a caminhabilidade, relações socioespaciais nas calçadas e mobilidade dos pedestres
Outros títulos: The city's feet : a study about the walkability, socio-spatial relations on the sidewalks and mobility of pedestrians
Autor(es): Cerqueira, Isabela Wanderley de
Orientador(es): Medeiros, Valério Augusto Soares de
Assunto: Espaço público
Mobilidade
Configuração espacial
Sintaxe espacial
Data de publicação: 12-Jun-2018
Referência: CERQUEIRA, Isabela Wanderley de. Os pés da cidade: um estudo sobre a caminhabilidade, relações socioespaciais nas calçadas e mobilidade dos pedestres. 2017. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A caminhabilidade, em conjunto com a mobilidade (e em particular a de pedestres) e a forma da cidade, são assuntos recorrente nas diversas mídias, áreas de pesquisa e no cotidiano das pessoas. A diversidade de áreas do conhecimento com interesse em estudar a temática é crescente, embora a discussão sobre a qualidade dos espaços urbanos e o papel dos pedestres, nesse contexto, tenha tomado mais força nos últimos anos. A presente pesquisa se alinha ao tema e tem por foco o estudo da caminhabilidade e da configuração espacial, segundo as experiências vivenciadas pelos pedestres nas calçadas, com o intuito de explorar quais parâmetros são mais relevantes para a observação da caminhabilidade, a incluir a forma urbana. É intenção compreender o que afeta a escolha, a apreensão e a qualidade dos espaços utilizados por nós. A investigação foi realizada a partir da análise exploratória de conceitos, dados, e observação em área de estudo, com base na Teoria da Lógica Social do Espaço (Sintaxe Espacial), estruturando-se em duas etapas: Exploratória, que compreendeu o estudo de parâmetros avaliativos da caminhabilidade por meio das bibliografias e métodos; e Confirmatória, que consistiu em uma observação interpretativa, em campo, dos parâmetros observados na etapa anterior, com auxílio de técnicas estatísticas. O estudo de caso compreendeu uma fiação urbana da cidade do Recife, em Pernambuco, a partir de três questões de pesquisa: Em que medida a configuração da cidade afeta a caminhabilidade nas calçadas? Que elementos afetam o deslocamento dos pedestres nas calçadas? Quais os parâmetros/critérios mais relevantes para observar a caminhabilidade e a qualidade dos espaços públicos? Os achados obtidos revelaram que há influência da configuração espacial na caminhabilidade, além de demonstrarem que aspectos estimulam ou restringem o ato de caminhar, a oferecer diálogo com a literatura consultada.
Abstract: The walkability, together with the mobility (especially about pedestrians), is a recurrent topic in various media, research areas, and in the people's daily lives. The diversity of knowledge areas looking for this subject is increasing; although the discussion about the quality of urban spaces and the role of pedestrians, in this context, it has taken hold in recent years. This paper folio ws this subject and it has focused on the study of walkability and the spatial configuration, according to the pedestrian's experience around the sidewalk, seeking which parameters are more relevant in relation to the walkability, to be built on the urban way. It has the intention to understand what impacts in the choice, the apprehension and the quality of spaces used by us. The investigation was done from an exploratory analysis of concepts, data, and observations in the study area, based on the Social Logic Theory of Space (Spatial Syntax), being organized in two steps: exploratory, where it was done the study of evaluative parameters of walkability by academical literature and methods; and the confirmatory, that consists in the interpretative observation, outside, of parameters observed in the previous step, with statistical support. The case study was done in an urban fraction of the city called "Recife", in the State of "Pernambuco", from three research questions: How much the city's configuration affect the walkability on the sidewalks? Which factors affect the displacement of pedestrians in the sidewalk? Which parameters/criteria are more relevant to observe the walkability and the quality of public spaces? The results obtained shows that there is an influence of the spatial configuration on the walkability, besides that it demonstrated which factors promote or inhibit the walkability, offering a dialog with the academical literature consulted.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.