Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32362
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAPITULO_ReciclandoCotidianoExperiencias.pdf137,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCatalão, Vera Margarida Lessa-
dc.contributor.authorAlves, Adriana Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Camylla Portela de-
dc.contributor.authorSoria, Edward Conrado-
dc.contributor.authorRodrigues, Marina Silva Bicalho-
dc.contributor.authorOliveira, Wesley da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-26T10:22:20Z-
dc.date.available2018-07-26T10:22:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCATALÃO, Vera Margarida Lessa et al. Reciclando o cotidiano: experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 261-270.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32362-
dc.descriptionIlustrações do capítulo encontram-se no Anexo I do livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília, p. 324-325.-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a implantação da coleta solidária de papel na Faculdade de Educação da UnB no período 2008/2010 pelo projeto de extensão Reciclando o Cotidiano, formado por um grupo de estudantes, funcionários e uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos. A metodologia adotada pelo projeto envolveu planejamento participativo e articulou uma rede de contatos e parcerias, como a inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O grupo promoveu atividades de sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica, elaborou-se um plano de coleta seletiva do papel. Houve análises do fluxo dos resíduos, edição de materiais didáticos e avaliações processuais do processo. Ao longo do processo percebeu-se a necessidade de buscar novas estratégias pedagógicas de Educação Ambiental para promover mobilizações contínuas da comunidade acadêmica. Os resultados de uma pesquisa realizada com 114 sujeitos da Faculdade de Educação confirmaram essa necessidade de experimentação de novas estratégias de mobilização. A reunião de saberes, práticas e interesses diversos, a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, a mobilização dos grupos envolvidos e a gestão da qualidade ambiental em um campus universitário demandam uma abordagem epistemológica transdisciplinar e complexa capaz de compreender as dimensões socioambientais, políticas, econômicas e educativas que interagem no processo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCidade Gráfica e Editorapt_BR
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32265pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReciclando o cotidiano : experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.subject.keywordResíduos sólidospt_BR
dc.subject.keywordColeta seletiva de lixopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece en las colecciones: Livros e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32362/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.