Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Catalão, Vera Margarida Lessa | - |
dc.contributor.author | Alves, Adriana Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Camylla Portela de | - |
dc.contributor.author | Soria, Edward Conrado | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marina Silva Bicalho | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Wesley da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T10:22:20Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T10:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CATALÃO, Vera Margarida Lessa et al. Reciclando o cotidiano: experiências iniciais na
implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier;
ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão
ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 261-270. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32362 | - |
dc.description | Ilustrações do capítulo encontram-se no Anexo I do livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília, p. 324-325. | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a implantação da coleta solidária de papel na
Faculdade de Educação da UnB no período 2008/2010 pelo projeto de extensão Reciclando
o Cotidiano, formado por um grupo de estudantes, funcionários e uma cooperativa
de catadores de resíduos sólidos. A metodologia adotada pelo projeto envolveu
planejamento participativo e articulou uma rede de contatos e parcerias, como a
inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O grupo promoveu atividades de
sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica, elaborou-se um plano de
coleta seletiva do papel. Houve análises do fluxo dos resíduos, edição de materiais
didáticos e avaliações processuais do processo. Ao longo do processo percebeu-se a
necessidade de buscar novas estratégias pedagógicas de Educação Ambiental para
promover mobilizações contínuas da comunidade acadêmica. Os resultados de uma
pesquisa realizada com 114 sujeitos da Faculdade de Educação confirmaram essa necessidade de experimentação de novas estratégias de mobilização. A reunião
de saberes, práticas e interesses diversos, a gestão integrada dos resíduos sólidos
urbanos, a mobilização dos grupos envolvidos e a gestão da qualidade ambiental
em um campus universitário demandam uma abordagem epistemológica transdisciplinar
e complexa capaz de compreender as dimensões socioambientais, políticas,
econômicas e educativas que interagem no processo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Cidade Gráfica e Editora | pt_BR |
dc.relation.isbasedon | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reciclando o cotidiano : experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coleta seletiva de lixo | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Livros e afins
|