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Título: Pedagogia de competências como paradigma do processo formativo em negociação : uma proposta a partir da experiência da oficina de negociação da Faculdade de Direito da Universidade de Basília
Autor(es): Azevedo, André Felipe Gomma de
Orientador(es): Félix, Loussia Penha Musse
Assunto: Pedagogia de competências
Educação jurídica
Negociação
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: AZEVEDO, André Felipe Gomma de. Pedagogia de competências como paradigma do processo formativo em negociação: uma proposta a partir da experiência da oficina de negociação da Faculdade de Direito da Universidade de Basília. 2018. 289 f., il. Tese (Doutorado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pedagogia de competências proporciona uma promessa de transformação da educação jurídica no Brasil, almejando atingir positivamente o desempenho dos futuros profissionais no campo do Direito. O histórico de abordagens pedagógicas centradas em aulas expositivas, a desvinculação da vivência acadêmica em relação à multiplicidade das demandas do mundo do trabalho e quanto aos valores de cidadania em uma sociedade pluralista com acentuado grau de litigiosidade, impõe mudanças na educação jurídica. Como um dos exemplos contemporâneos que revelam a insuficiente capacidade dos espaços institucionais acadêmicos para uma educação significativa no Direito identificamos o campo da solução de conflitos por intermédio de processos consensuais de solução de disputas. Estes meios nãoadversariais têm como origem epistemológica a negociação. Na medida em que ocorre o crescimento da demanda de meios consensuais no campo do Direito, a comunidade acadêmica não pode ficar alheia à crescente demanda por espaços de formação para profissionais capacitados a atuarem em negociação, cuja teoria permeia todos os processos não adversariais de resolução de disputas. Neste contexto, a presente tese explora, com base na pedagogia de competências, e por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, a experiência da oficina de negociação oferecida no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília desde 2015. A pesquisa empreendida examina a possibilidade e pertinência da utilização da pedagogia de competências na docência de negociação por intermédio de metodologias participativas (ou ativas) como uma das modalidades de transformação da educação jurídica brasileira contemporânea.
Abstract: Competence-Based Learning or the pedagogy of competencies provides a promise of transformation of legal education in Brazil, aiming to enhance the performance of future professionals in the field of Law and Dispute Resolution. The history of pedagogical approaches centered on expository classes, the dissociation of academic experience from the multiplicity of the demands of the work environment and the values of citizenship in a pluralistic society with a marked degree of litigiousness, imposes changes in legal education. As one of the contemporary examples that reveals the insufficient capacity of academia for meaningful legal education, we have identified the field of consensual conflict resolution. These non-adversarial processes are all have epistemological roots in negotiation. As the growing demand for consensual means in the field of law occurs, the academic community cannot be oblivious to the growing demand for training for professionals with working knowledge in negotiation. Based on the pedagogy of competences, the present thesis explores, through bibliographical and empirical research, the experience of the negotiation workshop offered at the University of Brasilia School of Law since 2015. The research undertaken examines the possibility and relevance of the use of pedagogy of competences in the teaching of negotiation through participatory (or active) methodologies as one of the modalities of transformation of contemporary Brazilian legal education.
Résumé: La pedagogía de competencias proporciona una promesa de transformación de la educación jurídica en Brasil, anhelando alcanzar positivamente el desempeño de los futuros profesionales en el campo del Derecho. El histórico de enfoques pedagógicos centrados en clases expositivas, la desvinculación de la vivencia académica en relación a la multiplicidad de las demandas del mundo del trabajo y en cuanto a los valores de ciudadanía en una sociedad pluralista con acentuado grado de litigiosidad, impone cambios en la educación jurídica. Como uno de los ejemplos contemporáneos que revelan la insuficiente capacidad de los espacios institucionales académicos para una educación significativa en el Derecho identificamos el campo de la solución consensuada de conflictos. Estos medios no adversarios tienen como origen epistemológico la negociación. En la medida en que ocurre el crecimiento de la demanda de medios consensuados en el campo del Derecho, la comunidad académica no puede quedar ajena a la creciente demanda por espacios de formación para profesionales capacitados para actuar en negociación, cuya teoría impregna todos los procesos no adversarios de resolución de conflictos disputas. En este contexto, la presente tesis explora, com base en la pedagogía de competencias, y por medio de investigación bibliográfica y empírica, la experiencia del taller de negociación ofrecida en el ámbito de la Facultad de Derecho de la Universidad de Brasilia desde 2015. La investigación emprendida examina la posibilidad y la pertinencia de la utilización de la pedagogía de competencias en la docencia de negociación por intermedio de metodologías participativas (o activas) como una de las modalidades de transformación de la educación jurídica brasileña contemporánea.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Doutorado em Direito, 2018.
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