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dc.contributor.advisorZeredo, Jorge Luís Lopes-
dc.contributor.authorCosta, Leandro Borges dos Santos-
dc.date.accessioned2018-08-14T18:30:51Z-
dc.date.available2018-08-14T18:30:51Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.date.submitted2018-02-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Leandro Borges dos Santos. Avaliação do estresse e do o rendimento acadêmico em estudantes da área da saúde da Universidade de Brasília. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32416-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs atividades acadêmicas são de grande importância para a formação profissional, porém exigem muito trabalho e dedicação do estudante que normalmente encontra-se em situações de estresse para a realização das atividades com aproveitamento. O estresse pode ajudar a motivar o estudante à intensa rotina de estudo e a realização das atividades, mas pode ser prejudicial quando o limite é excedido. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de estresse em estudantes de graduação dos cursos de ciências da saúde e sua relação com o rendimento acadêmico individual. Os estudantes (n = 76, idades 18-25) foram avaliados no início e no final do período letivo. O estresse foi avaliado pelo Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, Escala HAD de ansiedade e depressão, e um questionário sobre seu status social e econômico e rotina diária. Além disso, medimos a variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) dos estudantes. O rendimento acadêmico foi medido por um índice de rendimento acadêmico institucional, o IRA. Como resultado, 32% dos indivíduos relataram sintomas de provável ansiedade ao final do semestre. Este estudo sugere que um certo nível de estresse promove um melhor rendimento acadêmico. A avaliação dos níveis de estresse pode ajudar a atender às necessidades individuais e melhorar a qualidade de vida e o rendimento acadêmico dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do estresse e do o rendimento acadêmico em estudantes da área da saúde da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolar - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordRendimento acadêmico - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências da saúdept_BR
dc.subject.keywordStress (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordVariabilidade da freqüência cardíacapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMarães, Vera Regina Fernandes da Silva-
dc.description.abstract1Academic activities are of great importance for professional training, but it requires a great deal of work and dedication from the student who is usually in situations of stress to carry out the activities with success. Stress can help to motivate the student to the intense study routine and the accomplishment of the activities, but can be harmful when the limit is exceeded. The objective of this study was to evaluate the level of stress in undergraduate students of health sciences courses and their relationship with individual academic performance. Students (n = 76, ages 18-25) were assessed at the beginning and end of the school term. Stress was evaluated by the Lipp Stress Symptom Inventory, HAD Scale of anxiety and depression, and a questionnaire about their social and economic status and daily routine. In addition, we measured the heart rate variability (HRV) of the students. Academic performance was measured by an institutional academic performance index, the IRA. As a result, 32% of individuals reported symptoms of probable anxiety at the end of the semester. This study suggests that a certain level of stress can improve academic performance. Assessing stress levels can help meet individual needs and improve the quality of life and academic achievement of students.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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