http://repositorio.unb.br/handle/10482/32437
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_ErasmoBaltazarValadão.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A inserção da Universidade Federal do Tocantins no campus de Arraias : conhecimento, oportunidade e inclusão social |
Autor(es): | Valadão, Erasmo Baltazar |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Universidade Federal do Tocantins Universidades e faculdades - aspectos sociais Desigualdade social Pedagogia histórico-crítica Ensino superior - aspectos econômicos - aspectos sociológicos |
Data de publicação: | 17-Ago-2018 |
Data de defesa: | 27-Mar-2018 |
Referência: | VALADÃO, Erasmo Baltazar. A inserção da Universidade Federal do Tocantins no campus de Arraias: conhecimento, oportunidade e inclusão social. 2018. 222 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta tese analisa o papel que a Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias/TO, tem para os sujeitos moradores das comunidades do sudeste do Tocantins e nordeste goiano. Ainda empossados do desejo de compreender a universidade nesta região procuramos saber quais são os limites e possibilidades dessa inserção neste território, que é marcado por desigualdades e abandono de políticas públicas que incluam a parcela da população constituída por remanescentes de quilombos e até mesmo pelos quilombos reconhecidos na região. De igual modo, não existem iniciativas que observam outros grupos, como moradores de pequenas cidades e agricultores familiares entregues à própria sorte, na sua maioria em economia de subsistência sem apoio e assistência. O método utilizado para este estudo foi o Materialismo Histórico Dialético, que teve na pesquisa participante a sua fundamentação. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítico e na Pedagogia da Práxis. Grupos focais foram buscados por meio de questionários e entrevistas, os instrumentos eleitos para se ter alcance e possibilitar a participação dos sujeitos sociais integrantes da universidade nesta região como os estudantes, professores, técnicos administrativos e moradores da comunidade. A constatação desta pesquisa é a de que o antigo norte goiano, em especial a região sudeste do Tocantins e nordeste de Goiás, traz na sua constituição as heranças de um passado cruel. No curto período de pujança do ciclo do ouro, a região ficou isolada para se ter controle da cobrança de impostos, mas depois, com o declínio dos garimpos, transformou-se no corredor da miséria. Há ainda nas narrativas cotidianas o apagar das lutas de resistência travada por esses sujeitos sociais, por meio de discursos que negam os conflitos e ocultam as contradições presentes numa região formada e constituída nas heranças do período de escravização a que foi submetida. Neste cenário encontra-se o campus da Universidade Federal do Tocantins, instalado nesta região com a difícil tarefa de compreender este contexto sócio-histórico-cultural e possibilitar que estudantes desta região do país tenham acesso aos conhecimentos construídos historicamente. Também, há o intento de que possam, por meio da Educação Superior, encontrar ferramentas para superar a legitimação naturalizada de uma cidade, região fundada nos preceitos da desigualdade e exclusão. |
Abstract: | This thesis analyzes the role that Federal University of Tocantins, campus of Arraias / TO, has for the subjects who live in the communities of Southeastern Tocantins and Northeast of Goiás. Still desiring to understand the university in this region, we seek to know the limits and possibilities of this insertion in this territory, which are marked by inequalities and abandonment of public policies that include the portion of the population constituted by quilimbo remnants and even by quilombos recognized in the region. Similarly, there are not initiatives that observe other groups, such as small-town residents and family farmers, who are mainly alone, in subsistence economy, without support and assistance. The method used for this study was the Dialectical Historical Materialism, which had its foundation in the participant research. The research was based on the perspective of Critical Historical Pedagogy and Pedagogy of Praxis. Focal groups were sought through questionnaires and interviews, the instruments chosen to reach and enable the participation of the social subjects who are members of the university in this region, such as students, teachers, administrative technicians, and community dwellers. The finding of this research is that the old north of Goiás, especially the southeastern region of Tocantins and northeast of Goiás, brings in its constitution the legacies of a cruel past. In the short period of the powerful gold cycle, the region was isolated in order to have control of the taxes collection, but later, with the decline of the mines, it became the corridor of misery. There is, even in the daily narratives, the deletion of the resistance fights waged by these social subjects through discourses that deny the conflicts and hide the contradictions present in a region formed and constituted in the legacies of the enslavement period to which it was submitted. In this scenario, there is the campus of Federal University of Tocantins installed in this region with the difficult task of understanding this socio-historical-cultural context and enabling students from this region of the country to have access to historically constructed knowledge. In addition, people think that they can find tools to overcome the naturalized legitimation of a city, a region founded on the precepts of inequality and exclusion, through Higher Education. |
Résumé: | Cette thèse porte sur l‟étude du rôle de l'Université Fédérale de Tocantins, campus Arraias / TO, dans la vie des résidents des communautés du sud-est de Tocantins et du nord-est de Goiás. Ainsi, avec le désir de comprendre l'université dans cette région, nous cherchons à savoir quelles sont les limites et les possibilités de son insertion dans ce territoire, qui est marqué par les inégalités et l'abandon des politiques publiques visant l‟intégration de cette partie de la population composée par des descendents des anciens quilombos et même par des quilombos reconnus dans la région. Il n‟existe pas non plus des initiatives qui observent d'autres groupes, comme les habitants des petites villes et les agriculteurs qui vivent de l'économie de subsistance sans le soutien et sans assistance du pouvoir public. La méthode utilisée pour cette étude a été le Matérialisme Historique Dialectique, qui a eu dans la recherche participative sa fondamentation. La recherche a été basée sur la perspective de la Pédagogie Historique Critique et de la Pédagogie de la Praxis. Des questionnaires et des entretiens ont été les instruments choisis pour atteint les objectifs et pour permettre la participation des sujets sociaux de l‟université de cette région comme les étudiants, les enseignants, le personnel administratif et la population de la communauté. La conclusion de cette recherche est que l‟ancien nord de Goiás, en particulier le sud-est de Tocantins et nord-est de Goiás, apporte dans sa constitution l'héritage d'un passé cruel. Dans la courte période de prospérité du cycle de l'or, la région a été isolée pour avoir le contrôle sur la perception des impôts, mais, avec le déclin de l'exploitation minière, cette région est devenue le couloir de la misère. Il y a toujours dans les récits quotidiens l'effacement des résistances menées par ces sujets sociaux à travers des discours qui nient les conflits et cachent les contradictions présentes dans une région formée par l'héritage de la période de l'esclavage. Dans ce scénario, le campus de l'Université Fédérale de Tocantins à la tâche difficile de comprendre ce contexte socio-historique-culturel et de permettre aux étudiants de cette région du pays l‟accès à la connaissance historiquement construite. En outre, on espère qu‟ils pourront, grâce à l'enseignement supérieur, trouver des outils pour surmonter la légitimité naturalisé d'une région fondée sur les préceptes de l'inégalité et de l'exclusion. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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