Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32482
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandaLitvinVillasBôas.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Leila Chalub-
dc.contributor.authorVillas Bôas, Fernanda Litvin-
dc.date.accessioned2018-08-27T18:27:07Z-
dc.date.available2018-08-27T18:27:07Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.date.submitted2018-03-28-
dc.identifier.citationVILLAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do PIBID: contribuições para avaliação de programas educacionais. 2018. 179 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32482-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA melhoria da qualidade da educação básica é um tema que mobiliza educadores, pesquisadores e gestores públicos, e tem sido apontada como um dos grandes desafios para o País nos próximos anos. Reconhecendo a importância do papel do professor em sala de aula, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de formulação e implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a partir do arcabouço teórico-metodológico da Theory-Driven Evaluation (TDE), que propõe a avaliação orientada pela teoria do programa em questão. O Pibid é um programa do Governo Federal, com o propósito de qualificar a formação inicial de professores a partir da inserção do licenciando no cotidiano das escolas da rede pública, desde o início do curso, redefinindo a relação entre teoria e prática em seu processo formativo. Para acessar as informações necessárias para a construção do modelo de ação e do modelo de mudança, sugeridos por essa abordagem, foi utilizada metodologia qualitativa, e os dados foram discutidos com base na análise de conteúdo. A análise do modelo mostra que o Pibid interfere positivamente no processo de formação inicial docente. O seu modelo de ação evidencia a articulação entre as instituições parceiras e os atores, mobilizados por instrumentos de incentivo e valorização, que resulta em um modelo de mudança eficaz. Portanto, verificou-se que o Pibid atua sobre os determinantes corretos, resultando em mudanças significativas no processo de formação inicial de professores. Com base na Teoria do Pibid, os resultados confirmam a importância do programa no cenário de políticas docentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo avaliativo do PIBID : contribuições para avaliação de programas educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamental - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - educação e Estadopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSoares Neto, Joaquim José-
dc.description.abstract1The improvement of basic education is a mobilizing theme to educators, researchers and public administration, and it has been perceived as a great challenge for the country throughout the next several years. Recognizing the importance of the teacher’s role in the classroom, this research has as its main goal to evaluate the process of formulation and implementation of the “Institutional Program of Iniciation in Teaching Scholarship” Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), grounded on the theoretic-methodologic approach of Theory-Driven Evaluation (TDE), that proposes the evaluation of a program based upon its defining theory. The Pibid is a Federal Government program that aims the qualification of initial formation in teaching by inserting the students in public schools day-to-day activities since the beginning of colege, redefining the relationship between theory and practice in their formation process. In order to access the necessary information to structure action model and the changing model, suggested by this approach, qualitative methodology was used and the data was discussed based in content analysis. The model analysis shows that the Pibid has positive impact in the process of teaching formation. Its Action Model demonstrates the articulation among partner institutions and actors, mobilized by incentivative instruments that results in a effective Change Model. Therefore, it ws verified that the Pibid acts on right determinants resultinf in a meaningful changes in the processo f teacher’s formation. Based on Pibid’s theory, the results support the importance of this program in education policies.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.