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2018_HiolenedeJesusMoraesOliveiraChamploni.pdf732,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBraga, Cláudio Roberto Vieira-
dc.contributor.authorChamploni, Hiolene de Jesus Moraes Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-27T19:19:02Z-
dc.date.available2018-08-27T19:19:02Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.date.submitted2018-03-23-
dc.identifier.citationCHAMPLONI, Hiolene de Jesus Moraes Oliveira. Os filhos da meia-noite, de Salman Rushdie: realismo mágico, história e a alegorização da nação indiana. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32488-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, discuto a cultura, a história e a nação indiana representadas em Os filhos da meia-noite (1981), principal romance do autor indo-britânico Salman Rushdie, vencedor de importantes prêmios literários. A escolha dessa obra se deu pelo motivo de Rushdie imbricar fato históricos a episódios ficcionais de maneira complexa: no exato momento da independência da Índia, ocorre o nascimento do narrador-personagem do romance, Salim Sinai, juntamente com outras centenas de crianças. Todas elas são dotadas de poderes extraordinários, formando a comunidade dos filhos da meia-noite. Como estratégia narrativa, Rushdie utiliza o Realismo Mágico, que analiso, para recontar e recriar eventos polêmicos ocorridos nos bastidores da história indiana, ao mesmo tempo em que alude à diversidade cultural de seu país. Como referenciais teóricos, ancoro-me em críticos da atualidade, como David Roas, Thomas Bonnici e G. N. S. Raghavam, que teorizam a literatura fantástica, o hibridismo cultural e o projeto nacional indiano.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs filhos da meia-noite, de Salman Rushdie : realismo mágico, história e a alegorização da nação indianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRushdie, Salman, 1947- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRealismo fantástico (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordÍndia - civilizaçãopt_BR
dc.subject.keywordÍndia - históriapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura indianapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this dissertation, I discuss Indian culture, History and nation represented in Midnight’s Children (1981), the main novel by Indo-British author Salman Rushdie, winner of important literary awards. I chose this work because Rushdie overlaps historical facts and fictional episodes in a complex manner: at the exactly moment of India's independence, the birth of Salim Sinai, the narrator of the novel, takes place, along with hundreds of other children. All of them are endowed with extraordinary powers, forming the community of the midnight’s children. As a narrative strategy, Rushdie uses Magical Realism, which I analyze, to retell and re-create controversial events in the background of Indian history, while alluding to the cultural diversity of his country. As theoretical references, I am anchored in contemporary critics such as David Roas, Thomas Bonnici and G. N. S. Raghavam, who theorize the fantastic literature, cultural hybridity and the Indian national project.pt_BR
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