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Título: Práticas normativas e plasticidade de mercado : a construção de uma dose de cachaça
Autor(es): Thomé, Kahlil Marini
Orientador(es): Botelho Filho, Flávio Borges
Assunto: Agronegócio
Plasticidade de mercado
Cachaça
Data de publicação: 16-Ago-2018
Referência: THOMÉ, Kahlil Marini. Práticas normativas e plasticidade de mercado: a construção de uma dose de cachaça. 2018. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Agronegócio se mostra como um setor amplo que atrai para si inúmeros temas, representa grande apoio à economia nacional e possui estrita relação com o mercado. A cachaça, como proveniente desse setor, ganhou força ao ser considerada como produto tipicamente nacional por meio do Decreto nº 4.062/2001 e, muito embora esse fato possua impacto imediato no seu mercado, a temática carece de estudos acadêmicos. Pesquisas sobre mercado vêm evoluindo, elas assumem que a sua característica de plasticidade e que ele pode sofrer influência dos seus atores e suas práticas. Instituições, como as regras do jogo, importam para o mercado e, no caso da cachaça, foram de extrema força a sua solidificação que ainda está em curso. Considerando, então, a ligação entre o Agronegócio e o Mercado e tendo como base que o construtivismo prático, objetivou-se analisar a construção do mercado da cachaça, sob o seu aspecto institucional no período de 2001 a 2016, encontrando os seus valores de motivação, demonstrando a interação entre as práticas de mercado e a sua característica de plasticidade, com o foco principal da caracterização do produto e de suas segmentações em prol da sua identidade singular. Como método, emprestou-se a hermenêutica estrutural e teleológica das ciências jurídicas, os valores inferidos do ambiente institucional da cachaça foram traduzidos para os mundos da teoria das convenções, conectados com as práticas de mercado mencionadas no modelo de Kjellberg e Helgesson, observando-se o fenômeno da plasticidade do mercado em questão e o papel das instituições para ele. Como resultados, vislumbra-se que a indicação geográfica da cachaça serviu quase que como um ponto de ignição para a consolidação institucional deste mercado, sendo visível grande influência dos mundos do mercado e industrial nesse processo bem como valores dos mundo doméstico e de renome como bandeira para que fossem analisadas com cuidado nova segmentações do produto, ficando demonstrado, ainda, o poder das instituições, como instrumento, tanto para a alteração e manutenção da forma de mercado.
Abstract: Agribusiness shows itself as a broad sector that attracts countless themes, represents a great support to the national economy and has a close relationship with the market. Cachaça, being from this sector, has gained strength as it began to be considered a typical national product by the Decre nº 4.062/2011 and, although this fact has an immediate impact on its market, the issue lacks academic studies. Researches about market have been evolving, they have been assuming the its plasticity and that it can be shaped by its actors and practices. Institutions, as the rules of the game, matter to the market and, at the cachaça case, they have been of extreme importance for its still ongoing consolidation. Considering, then, the connection between the Agribusiness and the Market and based upon the the practical constructivism, aimed to analise the construction of the cachaça market under its institutional aspect and during the year 2001 to 2016, fiding its motivation worths, demonstrating the interaction between market practices and its plasticity with the main focus of the product characterization and its segmentations in favour of its singular identity. As the method, the structural and teleological hermeneutics was lended by the legal science, the observed worths of the institutional enviroment were translated into the worlds of the convention theory, linked to the practice bases modelling from Kjellberg and Helgesson (2007), to observe the market plasticity phenomenon. As results goes, it is seen that the geographical indication of cachaça served almost as a point of ignition for the institutional consolidation of this market, being visible the great influence of the market and industrial worlds of the convention theory in the process as well as the domestic and renown as flags for the carefull analisies about new product’s segmentation, as an instrument, bolth to alter and maintain the market shape.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
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