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2017_DianaDaherLopesdaCosta.pdf11,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTarquínio, Daniel Junqueira-
dc.contributor.authorCosta, Diana Daher Lopes da-
dc.date.accessioned2018-08-27T22:28:26Z-
dc.date.available2018-08-27T22:28:26Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Diana Daher Lopes da. Polifonia em F. Chopin: análises e procedimentos de estudo para a interpretação da Sonata n° 2 opus 35. 2017. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32522-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta investigações sobre a ocorrência de texturas polifônicas na Sonata op. 35 n. 2 de Fryderyk Chopin, bem como estratégias de estudo que possam auxiliar na interpretação expressiva de tais texturas. Assim, esta dissertação estrutura-se em duas partes: a primeira apresenta diversas acepções sobre polifonia e, em seguida, aborda a forma em que a textura polifônica se encontra especificamente na obra de Chopin, à luz daquele contexto histórico e das diversas influências exercidas sobre o compositor. A segunda parte é composta pelos denominados “trechos polifônicos”, que são excertos escolhidos da Sonata op. 35, analisados e acompanhados de sugestões de estudos que visam o aprimoramento da execução polifônica. A pesquisa foi feita a partir da experiência de preparação para a performance da sonata e contempla a análise formal e interpretativa da obra, bem como a contextualização histórica da vida e obra de Chopin. Também são abordadas na pesquisa investigações musicológicas as quais vêm sendo feitas no sentido de elucidar aspectos polifônicos presentes ao longo de toda a produção chopiniana, bem como desvendar os principais fatos motivadores desta prática, quais sejam: a influência da música de Bach e o apreço de Chopin pela música vocal, especialmente o Bel Canto italiano, ao qual se atribui a presença dos diferentes caráteres ou vozes que compõem sua polifonia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolifonia em F. Chopin : análises e procedimentos de estudo para a interpretação da Sonata n° 2 opus 35pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordChopin, Frédéric François, 1810-1849 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTexturas polifônicaspt_BR
dc.subject.keywordPolifoniapt_BR
dc.subject.keywordSonataspt_BR
dc.subject.keywordChopin, Frédéric François, 1810-1849pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present dissertation aims at investigating the occurrence of polyphonic textures in Fryderyk Chopin’s piano Sonata No. 2 Op. 35, as well as presenting study strategies that may aid in the expressive interpretation of such textures. Therefore, the present work is divided in two parts. The first one presents a myriad of interpretations on polyphony itself and then tackles the way polyphonic texture presents itself in Chopin’s works in light of the then-existing historical backdrop and the multitude of influences exerted upon the composer. The second part comprises the so-called “polyphonic stretches”, which are passages selected from Sonata Op. 35. These excerpts are analyzed and followed by study suggestions which aim at refining polyphonic execution. This research is rooted in the experience resulting from the author’s preparation for the execution of the sonata and encompasses the formal and interpretative analysis of this particular piece, as well as the historic contextualization of Chopin’s life and oeuvre. Musicological investigations are pursued throughout the research and they endeavor to clarify polyphonic aspects which are present in Chopin’s works, as well as unveil the main motivating factors behind such practice, namely Bach’s influence and Chopin’s own predilection for vocal music, most notably the Italian Bel Canto, to which different characters or voices that comprise his polyphony are attributed.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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