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2010_MariaNadjeMouraCarvalhoCosta.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCarvalho, Herli de Sousa-
dc.contributor.authorCosta, Maria Nadje Moura Carvalho-
dc.date.accessioned2018-09-05T16:08:24Z-
dc.date.available2018-09-05T16:08:24Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Nadje Moura Carvalho. Cotas raciais e sociais nas universidades públicas do Brasil: com um olhar na Universidade de Brasília. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação)—Universidad Americana, Asunción - PY, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32571-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidad Americana, 2010.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo analisa-se o sistema de cotas raciais e sociais como uma forma de acesso às Instituições Federais do Ensino Superior do Brasil – IFES, focando na Universidade de Brasília – UnB, primeira universidade pública federal a aderir ao sistema de cotas raciais. Indaga-se a necessidade de implantação de um sistema de cotas na educação superior pública brasileira, conforme o Projeto de Lei Nº 73, de 23/01/99, aprovado pela Câmara dos Deputados Federal, atualmente no Senado Federal para análise e aprovação. Pergunta-se da necessidade do sistema de cotas se houvesse a possibilidade de se criar oportunidades por mérito acadêmico, mediante investimento do governo na educação básica pública de forma a equipá-lo-á curricularmente às escolas particulares. Examina-se um modelo mais adequado de acesso as universidades públicas no Brasil que contemple a igualdade de direitos para todos, sem discriminação de cor, etnia, sexo ou classe social. Além da pesquisa bibliográfica, faz parte deste trabalho uma pesquisa de campo realizada no Campus da UnB, na qual foram aplicados questionários aos estudantes e entrevistas aos professores que participaram da implantação das cotas raciais, assim como, autoridades do Governo ligadas a projetos na área de educação. Espera-se que esta análise possa ser relevante para compreensão das decisões do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, se estas ações têm amparo constitucional, de modo que possam reformular políticas, aperfeiçoar legislações e intensificar projetos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCotas raciais e sociais nas universidades públicas do Brasil : com um olhar na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciaispt_BR
dc.subject.keywordCotas sociaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida pela autora ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília para disponibilizar a dissertação "Cotas raciais e sociais nas universidades públicas do Brasil: com um olhar na Universidade de Brasília", de acordo com a licença Creative Commons 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract2Neste estudio analizarse el sistema de cuotas sociales y raciales, como medio de acceso a las Instituciones Federales de Enseñanza Superior de Brasil - IFES, centrándose en la Universidad de Brasilia - UnB, primera universidad pública a unirse al sistema de cuotas raciales. Uno se pregunta si la necesidad de aplicar un sistema de cuotas en la educación superior de acuerdo con el Brasil la Ley No. pública 73, 23/01/99 aprobada por la Cámara Federal de Diputados, actualmente en el Senado para su revisión y aprobación. ¿El sistema de cuotas necesita si existía la posibilidad de crear oportunidades para los méritos académicos, por la inversión pública en educación pública básica a fin de equipararlo curriculare a escuelas privadas. Examinarse un acceso más adecuado Las universidades públicas en Brasil, lo que permitiría la igualdad de derechos para todos sin discriminación de sexo, etnia, color o clase social. En la literatura, este trabajo es parte de una investigación de campo en el campus de la UnB, que se aplica a los alumnos y entrevistas con los profesores que participaron de aplicación de las cuotas raciales, así como funcionarios del Gobierno vinculados a proyectos en el ámbito de la educación. Se espera que este análisis es pertinente para entender las decisiones del Ejecutivo, Legislativo y Judicial, si estas acciones tienen una protección constitucional, de modo que puedan reorientar las políticas, mejorar la legislación y los proyectos de aumento.pt_BR
dc.description.unidadeDecanato de Assuntos Comunitários (DAC)-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos de pós-doutorado de servidores defendidas em outras instituições

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