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2018_DanielMadsenMelo.pdf5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlves, Cecília Brito-
dc.contributor.authorMelo, Daniel Madsen-
dc.date.accessioned2018-09-10T21:39:38Z-
dc.date.available2018-09-10T21:39:38Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.date.submitted2018-03-29-
dc.identifier.citationMELO, Daniel Madsen. Infraestrutura importa?: uma análise sobre as interrelações entre saúde e educação. 2018. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32592-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca contribuir, no campo do monitoramento e avaliação, com uma análise de equipamentos públicos essenciais a dois setores básicos das políticas sociais: a saúde e a educação. O estudo analisa, pois, as distribuições das diversas condições de infraestrutura, em termos de qualidade, das escolas públicas e das unidades básicas de saúde (UBS) no território brasileiro, utilizando-se de escalas de infraestrutura desenvolvidas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises procuram observar as distribuições em nível macrorregional, estadual e municipal, especialmente por meio de mapas, gráficos e tabelas. Foi possível notar as diferenças entre as regiões Norte e Nordeste e o restante do país, bem como as relativas proximidades entre as infraestruturas dos estados em cada uma das regiões. O estudo pretende oferecer um panorama das escalas de infraestrutura e, a partir desse panorama, estimular em alguma medida pesquisas futuras que façam uso de escalas de infraestrutura para os equipamentos públicos, inclusive explorando possíveis relações entre redes essenciais como a saúde e a educação públicas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfraestrutura importa? : uma análise sobre as interrelações entre saúde e educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria de resposta ao item (TRI)pt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordUnidade Básica de Saúdept_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura físicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSoares Neto, Joaquim José-
dc.description.abstract1This study aims to provide an analysis of basic public facilities for two key sectors of public services: public health and public education. As such, the study analyses the distribution of infrastructure conditions, in qualitative terms, of public schools and public health care facilities in Brazil. The study makes use of the published infrastructure scales for health care facilities and schools based on the Item response theory (IRT) from the psychometrics field of study. The undertaken analyses look upon regional, state and municipality level distributions by using maps, graphs and tables. It was observed that North and North-east regions of Brazil are substantially different to the other regions of the country, and the average similarity of the available infrastructure between states from the same region could also be seen. The study seeks to offer an overview of the scales of infrastructure and their distribution across the Brazilian territory, as to provide with such overview useful inputs for future research interested in making use of the scales of infrastructure, especially in regard to public facilities in key sectors and to explore possible relations between the infrastructures available within such sectors.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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