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dc.contributor.advisorSilva, Soraia Maria-
dc.contributor.authorAlvim, Valeska Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-09-21T19:17:50Z-
dc.date.available2018-09-21T19:17:50Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.date.submitted2018-02-28-
dc.identifier.citationALVIM, Valeska Ribeiro. Dança cênica no Acre: por uma inserção na cartografia nacional. 2018. 303 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32655-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa realizou uma cartografia da dança cênica no estado do Acre, nesse propósito, fez-se necessário, assim, traçar linhas, reconhecer territórios ditos inexistentes para a maioria dos brasileiros, promover rotas de escape para um estudo que envolveu 22 municípios, muitos deles com uma participação ativa dos povos indígenas, entendendo que a pesquisa ultrapassa o âmbito do recenseamento: trata-se de mapear a produção revelando artistas, formadores e dinâmicas culturais do único estado que lutou para ser brasileiro. Tem-se aqui uma escolha ética de apresentar ao público a realidade da dança cênica nesse lugar de fronteira e, principalmente, dar luz às lacunas informativas que o próprio afastamento geográfico dos grandes eixos revela. São essas questões que fazeram emergir essa cartografia, levantamento que tem um papel singular, pois não se trata apenas de categorizar atuais configurações coreográficas na região, mas, sobretudo, identificar informações que permitam distinguir no presente a articulação e o pensamento em relação à dança, em uma região da Amazônia com movimentação na área e pouquíssimos registros. Para tanto, apresentamos uma rede de ações e um acervo digital com o material doado que não atua como um arquivo estático, mas como um espaço de reflexão sobre a memória da dança, como proposta de construção de conhecimento e discussão de políticas públicas a partir da difusão dos materiais e das quantificações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDança cênica no Acre : por uma inserção na cartografia nacionalpt_BR
dc.title.alternativeCartography of Brazilian dance : Acre’s state realitypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDança - aspectos antropológicospt_BR
dc.subject.keywordDança cênicapt_BR
dc.subject.keywordAcre (Estado)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This academic research aims to develop a cartography on scenic dance in the state of Acre. In order to reach that, it is necessary to draw lines, recognize territories supposedly inexistent for most Brazilians and find escape routes for a study involving 22 municipalities, many of them with an active participation of indigenous peoples, understanding that the research goes beyond the census scope: it is about mapping productions, revealing artists, trainers and cultural dynamics of the only state that fought to be Brazilian. There is an ethical choice here to present to the public the reality of scenic dance in this border place and, above all, show not only the data collected, but also the informational gaps revealed by the geographic distance from major axes. Such questions address this cartography, a survey that has a unique role, which aims not only to categorize current choreographic configurations at the region, but above all, to identify information that allows us to distinguish nowadays the articulation and thought in relation to dance, in a dynamic Amazon region with lack of records on such theme. To accomplish it, we present a network of actions and a digital collection coming from a donated material that does not act as a static file, but as a space for reflection on dance memory and as a proposal for knowledge and dialogue of public policies from the diffusion of this material and quantifications presented.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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