Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zaghetto, Alexandre | - |
dc.contributor.author | Silva, Mateus Mendelson Esteves da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T20:11:51Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T20:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Mendelson Esteves da. Detecção de modo de transporte utilizando smartphones e redes neurais artificiais para prevenção de acidentes. 2018. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32660 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aparelhos celulares estão se tornando cada dia mais sofisticados. As gerações mais recentes
são denominadas smartphones, deixando de ser apenas dispositivos de telecomunicação
verbal e tornando-se computadores portáteis com considerável capacidade de processamento
e memória. Atualmente, eles são compostos por diversos e poderosos sensores, dentre eles
o acelerômetro. Este trabalho apresenta um método baseado em Redes Neurais Artificiais
e no descritor de texturas GLCM que, utilizando sinais capturados apenas a partir de acelerômetros
de telefones celulares convencionais, é capaz de identificar situações de risco
de acidentes. O método é capaz de identificar 3 modos de transporte: carro, bicicleta e a
pé. Dependendo do modo de transporte, é possível identificar se o smartphone está sendo
transportado em mãos, em um painel ou no bolso do usuário, identificando se ele está em
movimento ou parado. Por fim, também identifica o modo de interação com o dispositivo:
em ligação, olhando/digitando ou sem interação. Os testes mostram que o método proposto
é capaz de identificar uma entre 18 possíveis classes de transporte com uma taxa de acerto
de 94; 31% com uma janela de 14 segundos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Detecção de modo de transporte utilizando smartphones e redes neurais artificiais para prevenção de acidentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Using artificial neural networks and smartphone accelerometers for accident prevention | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Smartphone | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes neurais (Computação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes - fatores de risco | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Mobile phones are increasingly sophisticated. The most recent generations are called smartphones.
They are no longer merely communication devices; they became portable computers
with significant processing power and memory. Nowadays, they are composed of several
powerful sensors, among them the accelerometer. This work presents a method based in
Artificial Neural Networks and in GLCM texture descriptor that, using signals captured only
from the accelerometer of conventional mobile phones, is able to identify accident risk situations.
This method is able to identify 3 transport modes: car, bicicle and foot. Depending
on the mode of transportation, it is possible to identify whether the smartphone is being
transported in the hand, in a dashboard or in the user’s pocket, and whether they are moving
or stopped. Finally, it also identifies the mode of interaction with the device: in a phone
call, looking/typing or with no interaction. Tests showed that the proposed method is able to
identify one among 18 transport classes with a success rate of 94:31% with a window of 14
seconds. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|