Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32660
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MateusMendelsonEstevesdaSilva.pdf12,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZaghetto, Alexandre-
dc.contributor.authorSilva, Mateus Mendelson Esteves da-
dc.date.accessioned2018-09-21T20:11:51Z-
dc.date.available2018-09-21T20:11:51Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.date.submitted2018-04-09-
dc.identifier.citationSILVA, Mateus Mendelson Esteves da. Detecção de modo de transporte utilizando smartphones e redes neurais artificiais para prevenção de acidentes. 2018. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32660-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAparelhos celulares estão se tornando cada dia mais sofisticados. As gerações mais recentes são denominadas smartphones, deixando de ser apenas dispositivos de telecomunicação verbal e tornando-se computadores portáteis com considerável capacidade de processamento e memória. Atualmente, eles são compostos por diversos e poderosos sensores, dentre eles o acelerômetro. Este trabalho apresenta um método baseado em Redes Neurais Artificiais e no descritor de texturas GLCM que, utilizando sinais capturados apenas a partir de acelerômetros de telefones celulares convencionais, é capaz de identificar situações de risco de acidentes. O método é capaz de identificar 3 modos de transporte: carro, bicicleta e a pé. Dependendo do modo de transporte, é possível identificar se o smartphone está sendo transportado em mãos, em um painel ou no bolso do usuário, identificando se ele está em movimento ou parado. Por fim, também identifica o modo de interação com o dispositivo: em ligação, olhando/digitando ou sem interação. Os testes mostram que o método proposto é capaz de identificar uma entre 18 possíveis classes de transporte com uma taxa de acerto de 94; 31% com uma janela de 14 segundos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDetecção de modo de transporte utilizando smartphones e redes neurais artificiais para prevenção de acidentespt_BR
dc.title.alternativeUsing artificial neural networks and smartphone accelerometers for accident preventionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSmartphonept_BR
dc.subject.keywordRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subject.keywordAcidentes - fatores de riscopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Mobile phones are increasingly sophisticated. The most recent generations are called smartphones. They are no longer merely communication devices; they became portable computers with significant processing power and memory. Nowadays, they are composed of several powerful sensors, among them the accelerometer. This work presents a method based in Artificial Neural Networks and in GLCM texture descriptor that, using signals captured only from the accelerometer of conventional mobile phones, is able to identify accident risk situations. This method is able to identify 3 transport modes: car, bicicle and foot. Depending on the mode of transportation, it is possible to identify whether the smartphone is being transported in the hand, in a dashboard or in the user’s pocket, and whether they are moving or stopped. Finally, it also identifies the mode of interaction with the device: in a phone call, looking/typing or with no interaction. Tests showed that the proposed method is able to identify one among 18 transport classes with a success rate of 94:31% with a window of 14 seconds.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.