Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Luciana Sabóia Fonseca | - |
dc.contributor.author | Silva, Sued Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T20:51:56Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T20:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sued Ferreira da. Paisagens atravessadas: projeto, experiência e cotidiano na Estrada Parque Taguatinga em Brasília. 2018. 292 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32664 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde sua inauguração, em 21 de abril de 1961, a Estrada
Parque Taguatinga é notícia constante nas mídias da Capital Federal.
Congestionamentos, acidentes, reformas, máquinas, operações de
fiscalização encabeçam as notícias e o cotidiano daqueles que a percorrem
de uma ponta a outra da cidade. Concebida como instrumento de expansão
urbana, para viabilizar a implantação do modelo de cidades-satélites,
tornou-se o primeiro eixo de ligação entre o Plano Piloto e Taguatinga.
A Estrada expressa as lógicas conflituosas de ocupação do
território de Brasília, seja por decisão política de adensamento de suas
margens, marcada por uma seletividade socioespacial e preocupações
higienistas, ou pelos inúmeros assentamentos irregulares que se
aproveitaram de sua acessibilidade e infraestrutura.
Tudo isso veio configurar uma paisagem heterogênea,
fragmentada e distante morfologicamente e simbolicamente do conceito
que a inspirou, as parkways de Olmsted e Vaux. De estrada-parque voltada
para a experiência estética da viagem, conciliando natureza e tecnologia,
hoje, é sinônimo de lentidão, sublimidade e incertezas, ainda que suas
superfícies tenham sido ampliadas para suportar fluxos ininterruptos,
sob determinações rodoviaristas. A fim de identificar os sentidos que
lhe são atribuídos, esta investigação propõe abordar a Estrada Parque
Taguatinga como componente narrativo, objeto paisagístico capaz de
evocar significações estéticas e experiência de atravessamento.
À luz da Fenomenologia da Paisagem, foi tecida uma historiografia
do território atravessado e os processos que levaram a suas intensas
transformações, a partir de fontes de documentação primária – textual,
iconográfica e cartográfica -, incluindo matérias jornalísticas e revistas
históricas sobre a construção de Brasília. Partindo de uma apreensão do
todo, mergulhou-se na realidade factual da estrada, vivenciando-a em
movimento, em distintos itinerários e meios de transporte – automóvel,
ônibus, metrô e a pé. Assim, o olhar pela janela, a imersão na estrada
ou sobre uma passarela tornaram-se chaves de leitura que indicaram
os sentidos, associações simbólicas e relações de proximidade ou de
distanciamento estabelecidos com a paisagem imediata. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Paisagens atravessadas : projeto, experiência e cotidiano na Estrada Parque Taguatinga em Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagismo - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrada Parque Taguatinga (EPTG) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since it’s inauguration in 21th April 1961 the Taguatinga Parkway
(EPTG) is constantly news in the Brazilian Federal Capital. Traffic
jams, accidents, renovations, inspection operations are headlines
for papers and daily life for those crossing the city. Created as an
instrument for urban expansion, to make feasible a model of satellite
cities, it became the first connection axis between Plano Piloto and
Taguatinga. The road expresses the conflicting logic of territory
occupation in Brasília, one side by the political decision to densify its
margins known for social selectivity and hygienist concerns, the other
by its many irregular settlements making use of infrastructure and
localization.
All of that characterizes an heterogeneous landscape, fragmented,
distanced morphologically and symbolically from the concept it was
inspired by, the parkways of Olmsted and Vaux. From a parkway
concerned with an aesthetic experience of travel, balancing nature and
technology, today, the road is synonym with slowness, sublimity and
uncertainty, even if enlarged to support uninterrupted flows. With
the aim to identify the meanings attributed to it, this investigation
proposes approaching the Taguatinga Parkway as a narrative
component, a landscape object capable of evoking aesthetical meaning
and movement experience.
In the light of Landscape Phenomenology, a historiography was
woven from the crossed territory and the processes of its intense
transformation from primary documentational sources – textual,
iconographic and cartographic –, including paper and magazine
articles about the construction of Brasília. Going forward with a
vision of the whole, a dive in the factual reality of the road, movement
experience in its daily itineraries and means of transportation – car,
bus, metro and on foot. The gaze through the window, the immersion
in the road or over a footbridge became key readings indicating the
senses, symbolic associations and relation to proximity and distance
established with the immediate landscape. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|