Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faria, Daniel Barbosa Andrade de | - |
dc.contributor.author | Parucker, Isabela Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T21:14:24Z | - |
dc.date.available | 2018-09-21T21:14:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-19 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-25 | - |
dc.identifier.citation | PARUCKER, Isabela Gomes. “Vivíamos nas lacunas entre as histórias”: ficção, história e experiência feminina em The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32668 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo investigar as relações entre fazer
historiográfico e fazer literário, observando a maneira como uma reformulação da
ideia das fronteiras entre ambos possibilita pensar uma história que se mostre mais
ampla e democrática. Analiso a história – disciplina e investigação intelectual –
enquanto prática acadêmica que se construiu com base em padrões científicos e de
saber com referência a um universo masculino, cujo modelo de sujeito é o homem
branco heterossexual. Decorre disto que a historiografia é repleta de silêncios sobre a
experiência de vários grupos e indivíduos que fogem a estes padrões. Nessa
perspectiva, procuro considerar uma escrita literária como forma de elaborar
representações e discursos sobre a experiência de um grupo que muitas vezes se vê
distante da categoria de sujeito que vive e faz história: as mulheres. Enfatizo também
a própria construção de narrativas literárias como meio para reflexão acerca da
própria escrita da história. Para tanto, utilizo a obra literária de ficção distópica, The
Handmaid’s Tale, da autora canadense Margaret Atwood, como um exercício de
reflexão sobre a história tanto no âmbito da experiência quanto da produção de
conhecimento. A obra conta a história de uma mulher que vive numa sociedade
supostamente imaginada, em que as mulheres eram divididas em castas e a elas eram
atribuídas funções relacionadas basicamente à reprodução e ao trabalho doméstico.
Procuro tratar a obra não como fonte para entender um determinado contexto, mas
como objeto de estudo, como um instrumento de reflexão e representação da
experiência humana, sobretudo feminina, no tempo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Vivíamos nas lacunas entre as histórias” : ficção, história e experiência feminina em The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atwood, Margaret Eleanor, 1939- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas históricas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to investigate the relations between history and literature,
observing the way in which a reformulation of the notion on the boundaries between
the two enables the idea of a history that is broader and more democratic. It analyzes
history – which is a discipline and an intellectual inquiry – as an academic practice
that was built on the basis of scientific and knowledge standards with reference to a
masculine universe, whose subject model is the heterosexual white man.
Consequently, historiography is replete with silences regarding the experience of
various groups and individuals that do not fit these standards. In this perspective, I try
to consider literary writing as a way of creating representation and discourses about
the experience of a group that often finds itself distant from the category of a subject
that lives and makes history: women. I also emphasize the very construction of
literary narratives as a medium for reflecting on the writing of history itself. In order
to accomplish this task, I employ the reading of The Handmaid's Tale, Canadian
author Margaret Atwood’s literary work of dystopian fiction, as an exercise in
speculating on history both as lived experience and as production of knowledge. The
book tells the story of a woman living in a supposedly imagined society in which
women were divided into castes and assigned functions primarily related to
reproduction and housework. Finally, I intend to approach this literaty work not as a
source to examine a certain context, but rather as an object of study, as an instrument
of observation and representation of human experience, especially the experience of
women, in time. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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