Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Valmir Emil | - |
dc.contributor.author | Silva, David Leonardo Bouças da | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T18:01:06Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T18:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Shirley Luanna Vieira Peixoto. A confiança e sua relação com os elementos vinculados nas redes de cooperação do Brasil e da Espanha. 2018. 203 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32750 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou determinar o papel da confiança e de seus elementos vinculados
nas redes de cooperação turística do Brasil e da Espanha. Desse modo, foram elaboradas oito
hipóteses de pesquisa, de onde se construiu o modelo teórico analisado. Metodologicamente,
este consistiu, inicialmente, um estudo quantitativo, cuja técnica multivariada empregada foi a
Análise de Equações Estruturais. Assim, coletou-se dados junto a 307 empresas de
hospedagem do Brasil e da Espanha. Em seguida, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa,
com 13 instituições de suporte (IDS), nove brasileiras e quatro espanholas, lançando mão da
técnica de Análise de Conteúdo, para corroborar os resultados da etapa quantitativa. Os
achados principais mostraram que a confiança se mantém como um elemento-chave na
composição das redes de cooperação turística, brasileiras e espanholas, embora ela exista
entre pequenos grupos no destino e não de forma generalizada, fortalecendo a necessidade de
que outros elementos se vinculem à confiança para que a cooperação em rede se materialize.
Quanto aos elementos vinculados, os contratos assumem um papel de substituição em relação
à confiança na formação das redes, contudo, os contratos são preteridos pelas empresas, e isso
se reproduz no fato de a maioria das relações ter orientação informal, isso tanto na realidade
brasileira, quanto espanhola. As IDS também assumem uma função de substitutas à confiança
e confirmam seu protagonismo na orientação para que o empresariado decida cooperar. Esta
situação configura um efeito território, haja vista que contar com seu apoio técnico é uma das
vantagens das firmas aglomeradas. No comparativo entre países, as empresas espanholas
revelaram maior autonomia das IDS na composição das suas alianças, ao passo que as
brasileiras ainda se mostram mais dependentes delas quando pensam na articulação para fins
de cooperação. Ademais, as IDS assumem papel de destaque na construção de mecanismos
formais e no estímulo às trocas recíprocas interempresariais. O elemento reciprocidade se
apresentou como o único complementar à confiança, uma vez que a atitude recíproca tanto se
correlaciona positivamente à cooperação, como à confiança entre elas. As opiniões por países
reiteraram que os empresários, brasileiros e espanhóis, pouco se atêm às possíveis retaliações
em resposta ao comportamento oportunista. A cooperação em rede se mostrou relevante à
melhoria do desempenho empresarial, contudo, os dados qualitativos revelaram outras
questões que se somam à cooperação para justificar o desempenho, como a capacidade
absortiva das empresas e a qualidade dos seus serviços. Por último, são apresentadas
contribuições às práticas gerenciais, à elaboração de políticas públicas, ao ensino dos temas
discutidos, bem como as limitações do estudo e a agenda de pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A confiança e sua relação com os elementos vinculados nas redes de cooperação do Brasil e da Espanha | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes de cooperação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Confiança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - cooperação internacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martínez Cháfer, Luis | - |
dc.description.abstract1 | This study aimed to determine the role of trust and its associated elements in the tourism
cooperation networks of Brazil and Spain. In other to accomplish the proposed objective,
eight research hypotheses and a theoretical model were created. Methodologically, we
developed a quantitative study, using the multivariate technique of Structural Equations
Analysis. Data were gathered from 307 small hospitality enterprises in three Brazilian and
four Spanish destinations. Then, a qualitative research was developed to complement the
quantitative data. 13 support institutions (SI), nine in Brazil and four in Spain were
interviewed, using Content Analysis technique. The main findings showed that trust remains
as a key factor in the creation of Brazilian and Spanish cooperation networks, although trust
exists between small groups within the destination. This reinforce other elements need to
build up network cooperation. 1) Contracts are substitutes of trust, however, firms prefer trust
to mitigate the risk of opportunism. Thus, most of the relationships are informal, both in
Brazilian and Spanish realities. 2) SI also substitute trust and promote cooperation. This
situation reproduces a territorial effect, since SI technical support is one of the main
advantages of clustered firms. In this case, Spanish enterprises have shown a greater
autonomy compared to Brazilian firms, due to the Brazilian dependence on SI to establish
cooperation networks. In addition, SI help to create formal mechanisms and to stimulate
reciprocal exchanges among entrepreneurs. 3) Reciprocity has been the only complementary
bases for trust, since the reciprocal attitude positively impacts cooperation, as well as
interorganizational trust. Network cooperation had a positive influence on firms’
performance, although qualitative data has shown that other issues are also relevant to justify
firms’ performance, such as the absorptive capacity and the quality of services. In the end, we
present our contributions to management practices, to public policies, to the teaching of the
themes discussed, as well as the study limitations and research agenda. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis tiene como objetivo determinar el papel de la confianza y de sus elementos
vinculados en las redes de cooperación turística de Brasil y España. De este modo, fueron
elaboradas ocho hipótesis de investigación, donde se construyó el modelo teórico analizado.
Metodológicamente, este estudio es, inicialmente, cuantitativo y cuya técnica empleada fue el
Análisis de Ecuaciones Estructurales. Así, fueron recogidos datos con 307 alojamientos
turísticos de Brasil y España. En seguida, fue desarrollada una encuesta cualitativa, con 13
instituciones de apoyo (IDA), nueve brasileñas y cuatro españolas, usando la técnica de
Análisis de Contenido, para corroborar los resultados de la etapa cuantitativa. Los hallazgos
principales mostraron que la confianza es un elemento clave en la composición de las redes de
cooperación turísticas, brasileñas y españolas, aunque que ella ocurra entre pequeños grupos
del destino y no de forma generalizada, fortaleciendo la necesidad de que otros elementos se
vinculen a la confianza para que la cooperación ocurra. Sobre los elementos vinculados, los
contratos asumen un papel de sustitución en relación con la confianza en la formación de las
redes. Sin embargo, los contratos son preteridos por las empresas, y esto se reproduce en el
hecho de que la mayoría de las relaciones tienen orientación informal, tanto en la realidad
brasileña, como en la española. Las IDA también asumen una función de sustitutas a la
confianza y confirman su protagonismo en la orientación para que el empresariado elija la
cooperación. Esta situación configura un efecto territorio, en virtud de que su apoyo técnico
es una de las ventajas de las firmas aglomeradas. Las empresas españolas revelaron superior
autonomía en comparación con las brasileñas, pues estas aún se muestran más dependientes
de las IDA cuando piensan en la articulación para cooperar. Además, las IDS fomentan la
construcción de mecanismos formales y estimulan el comportamiento recíproco entre los
empresarios. La reciprocidad se presentó como el único elemento complementario a la
confianza, pues la actitud recíproca tanto impacta positivamente la cooperación, como la
confianza entre los negocios. Las opiniones por países mostraron que ambos empresarios,
brasileños y españoles, poco se atan a las posibles represalias en respuesta al comportamiento
oportunista. La cooperación se mostró relevante para la mejora del desempeño empresarial.
Sin embargo, los datos cualitativos añadieron otras cuestiones a la cooperación para justificar
el desempeño, como la capacidad dinámica de las empresas y la calidad de los servicios. Por
último, presentase contribuciones a las prácticas gerenciales, a la elaboración de políticas
públicas, a la enseñanza de los temas discutidos, así como las limitaciones del estudio y la
agenda de investigación. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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