Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32849
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_MedidaExperienciaUsuario.pdf779,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Medida de experiência do usuário para websites de notícias (MEUWN) : evidencia de validação de um questionário
Outros títulos: User experienca measure for news websites : evidence of validity of a questionnaire
Autor(es): Cruz, Renato Rojas da
Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto: Usuários
Pesquisa
Sites da Web
Notícias
Data de publicação: Set-2015
Editora: Blucher
Referência: CRUZ, Renato Rojas da; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Medida de experiência do usuário para websites de notícias (MEUWN): evidencia de validação de um questionário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7.= INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE, 7., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo: Blucher, 2015. p. 1270-1275. ISSN 2318-6968. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/medida-de-experincia-do-usurio-para-websites-de-notcias-meuwn-evidencia-de-validao-de-um-questionrio-20306>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_72.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever parte do processo de construção e validação da MEUWN –Medida de Experiência do Usuário para Websites de Notícias. Com base no modelo teórico a sermensurado, foi elaborado um questionário de 22 afirmativas a serem avaliadas pelo usuário em uma escala Likert de 7 pontos. Para avaliar a qualidade deste questionário, foi realizada uma pesquisa com 8 especialistas em UX e formulação de questionários das áreas de design, psicologia e ciência da informação. Nesta pesquisa os especialistas respondiam a um questionário que avaliava cada item quanto a clareza da linguagem, pertinência do item e relevância teórica. A pesquisa ainda perguntava o fator percebido pelo especialista e oferecia um campo aberto para que pudessem escrever suas observações. O estudo aponta o alto grau de aprovação dos itens por parte dos especialistas, sendo possível estabelecer a evidência da validade do MEUWN pelo alto Coeficiente de Validade de Conteúdo. Utilizando o comentário dos especialistas, foi revisada a redação de 10 itens e o fator de 2 itens para que seja alcançada uma ainda maior qualidade do instrumento.
Abstract: This article aims to describe part of the construction process and validation of MEUWN - User Experience Measurement for News Websites. Based on the theoretical model to be measured, we designed a questionnaire of 22 questions to be evaluated by the user on a Likert scale of 7 points. To evaluate the quality of this questionnaire, a survey was performed with 8 experts in UX and questionnaires from design, psychology and information science fields. In this research experts completed a questionnaire regarding each item as clarity of language, relevance of the item and theoretical relevance. The survey also asked the factor perceived by the expert and offered an open field so they could write their comments. The study shows the high degree of approval of the items by experts, making it possible to establish the evidence of validity of MEUWN by the high Content Validity Coefficient. Using the experts comments, the wording of 10 items and the factor of 2 items were reviewed to reach an even higher quality of the instrument.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 2, set. 2015.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Editora Blucher, em 18 out. 2018, para disponibilizar este trabalho no site repositorio.unb.br.
DOI: https://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_72
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.